Google Discover: veja os 50 portais com maior visibilidade na ferramenta, com clickbait em alta e especializados em queda

Willian Porto
5 Min Read

Google Discover em setembro: maior dificuldade para portais especializados; para quem faz conteúdo sensacionalista, a dinâmica foi diferente.

O ranking de visibilidade no Google Discover em setembro revela um cenário curioso — e preocupante — sobre o ecossistema de conteúdo brasileiro. Portais sem produção original, voltados à repercussão de notícias de terceiros ou a títulos sensacionalistas, continuam conquistando espaço em um dos principais canais de distribuição do Google.

Enquanto gigantes tradicionais, como Globo.com e UOL, seguem nas primeiras posições, sites como Click Petróleo e Gás despontam com crescimento expressivo, mesmo baseando suas estratégias em replicação e apelos de curiosidade, de acordo com a ferramenta DiscoverSnoop.

Ao mesmo tempo, veículos especializados e com maior rigor editorial — como ExameISTOÉ DinheiroTudo CelularCanal Rural — registraram quedas significativas de alcance. A análise do ranking e dos conteúdos mais vistos no período mostra que o Discover, ferramenta criada para personalizar o acesso à informação, segue priorizando materiais de baixo valor informativo. Isso reforça a tendência já observada nos últimos meses: o algoritmo recompensa o engajamento rápido, mesmo que à custa da qualidade jornalística.

RankingPublisherQtd de PublicaçõesScoreRanking Δ M-1
1globo.com5497100▲ 1
2uol.com.br256161▲ 1
3youtube.com267539▼ -2
4clickpetroleoegas.com.br53639▲ 3
5cnnbrasil.com.br105330▲ 0
6correiobraziliense.com.br102027▲ 4
7estadao.com.br62323▲ 1
8terra.com.br85520▼ -4
9poder360.com.br52919▲ 0
10cartacapital.com.br29217▲ 1
11metropoles.com59016▼ -5
12abril.com.br53916▲ 2
13diariodocomercio.com.br17813▼ -1
14ndmais.com.br43710▲ 2
15oantagonista.com.br1979▲ 23
16nsctotal.com.br4619▼ -1
17bbc.com1249▲ 7
18portaltemponovo.com.br919▲ 19
19gazetasp.com.br2049▼ -2
20correio24horas.com.br3608▼ -7
21espn.com.br2537▲ 14
22diariodolitoral.com.br1577▼ -4
23tudogostoso.com.br897▲ 11
24infomoney.com.br2527▼ -4
25em.com.br1816▼ -3
26tnh1.com.br1276▲ 15
27correiodoestado.com.br1325▲ 6
28canalrural.com.br385▼ -9
29otempo.com.br3985▼ -3
30itatiaia.com.br2455▼ -5
31ebc.com.br1574▲ 32
32portal6.com.br1154▲ 25
33ig.com.br2614▼ -3
34clicrbs.com.br2444▲ 11
35olhardigital.com.br1604▼ -7
36gazetadopovo.com.br1124▲ 6
37revistaoeste.com2424▼ -16
38uai.com.br1573▼ -9
39atribuna.com.br1243▲ 9
40aeroin.net963▼ -8
41jovempan.com.br892▼ -5
42monitordomercado.com.br442▲ 172
43exame.com912▼ -16
44metsul.com532▲ 14
45noticiasconcursos.com.br1382▲ 150
46istoedinheiro.com.br1202▼ -23
47aventurasnahistoria.com.br242▲ 3
48tudocelular.com2072▼ -17
49lance.com.br1232▼ -3
50qconcursos.com1192▼ -11
Sites com maior visibilidade no Google Discover – Fonte: DiscoverSnoop – Tenha 10% de desconto com nosso cupom: NAO10PCT

Destaques

Como destaque positivo, o Click Petróleo e Gás continua ampliando sua participação no Discover. Na quarta posição em visibilidade, subiu três em relação ao mês passado. Vale ressaltar que os conteúdos do portal são apenas repercussão de outros sites, não existindo apuração ou investigação, de fato.

- Assine nossa Newsletter -

O portal Tempo Novo também se destacou. Mesmo cobrindo o estado do Espírito Santo, o site conseguiu visibilidade no Discover com conteúdos relacionados a concursos público. Também relacionado com concursos, destaca-se o site Notícias Concursos, que conseguiu ganhar 150 posições em relação ao último mês.

Por fim, como destaque positivo, temos a EBC. A empresa pública ganhou 32 posições no ranking, exemplificando as mudanças recentes de apoio ao conteúdo oficial e governamental.

Por outro lado, o momento não foi favorável para vários dos sites nichados, como Exame e ISTO É DINHEIRO, que perderam 16 e 23 posições respectivamente. Tudo Celular (-17), Qconcursos (-11), Aeroin (-8) e Canal Rural (-9) mostram que, em geral, os portais especializados tiveram mais dificuldades para ter visibilidade no mês.

Como Não é Agência tem repercutido nos últimos meses, o Google mostra extrema dificuldade em exibir conteúdo útil para as pessoas. Especialmente no Google Discover. Enquanto isso acontece, outros portais que prezam pela qualidade da informação são castigados com baixo tráfego.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo