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Como a estratégia da gigante chinesa pode ajudar a sua empresa

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Sumário

Recentemente, a Temu, e-commerce chinês, ultrapassou a Amazon em número total de acessos e está ficando mais forte no mercado brasileiro. Esse avanço da Temu não acontece por acaso e faz parte da estratégia da empresa que, desde o meio do ano de 2024, vem demonstrando o interesse no mercado consumidor brasileiro. 

A estratégia de marketing para aquisição de novos usuários parece clara: investir em anúncios em redes sociais e nas lojas de aplicativo para as pessoas baixarem o app e realizarem suas primeiras compras. Tudo isso regado a muitos cupons e frete grátis. 

Segundo dados da Conversion, foram mais de 200 milhões de acessos no mês de março de 2025, um crescimento superior a 40% em relação ao mês de fevereiro. Os acessos, em sua grande maioria, são acessos vindos de tráfego direto e mídia paga. 

A Temu vem investindo pesado em anúncios nas redes sociais, com muitos descontos, produtos “grátis” e cupons de desconto para se tornar um fenômeno. Aposto que você já foi impactado por algum anúncio da plataforma enquanto navegava no Instagram. 

O tráfego orgânico da Temu

O primeiro passo para expandir o e-commerce para terras tupiniquins começa com um site em português e um domínio “.br”. Hoje já existe um redirecionamento para uma página em português quando digitamos “temu.com”.

Redirecionamentos Temu. Acesso: 20/05/2025

Eles também já compraram o domínio “temu.com.br”. No entanto, não me parece que eles vão adotar o domínio para operar no Brasil e vão seguir utilizando como subpasta, igual fazem nos outros países em que operam. 

Redirecionamentos Temu. Acesso: 20/05/2025

Mesmo que o crescimento orgânico aconteça de forma mais lenta, ele está acontecendo claramente. Os dados apresentados no SEMrush mostram uma linha com um crescimento mais acentuado acontecendo no ano de 2025. 

Dados do temu.com/br no SEMRush. Acesso: 20/05/2025

No mês de janeiro de 2024, a Temu.com/br teve um total de 55,4k de tráfego, no mês de abril o site registrou 397k acessos.

Mesmo que ainda esteja longe da Shopee, que teve 36,7M de tráfego em abril, o objetivo da Temu não é ganhar na SERP. O verdadeiro jogo deles parece estar em se consagrar como um ótimo aplicativo de compras e não um site (como a Amazon ou o Mercado Livre). 

A Shopee, que chegou ao mercado brasileiro com uma estratégia similar, demorou cerca de 9 meses para bater o seu primeiro 1M de tráfego orgânico. 

Segundo os dados da SEMrush, começou a ter um tráfego relevante no mês de janeiro de 2020, com cerca de 50k, e batendo a casa do milhão no mês de setembro do mesmo ano.  

Muito provavelmente, a pandemia ajudou a impulsionar as compras online e a Shopee foi beneficiada com isso. Por não ter um cenário similar, a Temu deve bater a casa do 1M de tráfego orgânico no segundo semestre. 

Além disso, a Shopee investiu bastante em anúncios televisivos, ajudando a disseminar a sua marca para mais pessoas, ainda mais com o uso de astros mundiais. Quem não lembra do comercial da shopee com o Jackie Chan ou o Terry Crews? 

Como a Temu pode melhorar o seu desempenho no orgânico?

Se a Temu deseja ser uma potência, ele deve melhorar o seu desempenho em tráfego orgânico. Mas como fazer isso?

O primeiro passo seria possibilitar a indexação das páginas de pesquisa do e-commerce, removendo a tag de “noindex”. A Shopee, por exemplo, permite a indexação e isso atrai bastante tráfego por conta do alto volume de páginas indexadas, abrangendo um volume maior de buscas.

Exemplo: 

Temu: existem cerca de 2 milhões de páginas indexadas hoje, dessas, somente 2 páginas são páginas com a string de pesquisa “search_result.html?search_key=”

Páginas indexadas no Google do site temu.com/br. Acesso 21/05/2005

Ao pesquisarmos “camisa” na Temu, somos levados para URL https://www.temu.com/br/search_result.html?search_key=camisa&search_method=user&refer_page_el_sn=200010&srch_enter_source=top_search_entrance_10005&refer_page_name=home&refer_page_id=10005_1747839607905_451vag8hke&refer_page_sn=10005&_x_sessn_id=09spv6komg

A Url está com a tag de “noindex”

Shopee: possui cerca de 41 milhões de páginas indexadas hoje, dessas, 14 milhões possuem a string de pesquisa “search?keyword=”

Páginas indexadas no Google do site shopee.com.br. Acesso 21/05/2025

Ao pesquisarmos “camisa” na Shopee, somos levados para URL
https://shopee.com.br/search?keyword=camisa → Redirecionamento para → https://shopee.com.br/list/Camisa

Outro ponto a ser resolvido seria o serviço. Atualmente, a loja da Temu possui uma reputação ruim no site “Reclame Aqui”, classificada como “não recomendada”. Além disso, chama a atenção o número alto de visualizações na página da empresa. 

Quando falamos de tráfego orgânico, estamos falando também de construção de autoridade e usuários mais fiéis que os provenientes de tráfego pago. Por essa questão, que precisamos sempre prover boas experiências para todos que utilizam o site. 

São 4.5 milhões de visualizações na página da Temu, quase 1 milhão de visualizações a mais que a sua concorrente Shopee. Isso mostra o interesse dos usuários na empresa, mas é preciso melhorar o posicionamento da empresa para resolver os casos. 

Avaliação Temu no portal Reclame Aqui. Acesso: 21/05/2025
Avaliação Shopee no portal Reclame Aqui. Acesso: 21/05/2025

O terceiro passo seria procurar oportunidades de backlinks. A importância dos backlinks para construção de autoridade não é uma novidade no mundo do SEO, e a Temu poderia investir e ter sites importantes direcionando tráfego para o seu e-commerce. 

Por fim, incluiria links importantes no rodapé da home. Organização é um dos pilares de um bom SEO. Os crawlers dos mecanismos de pesquisa precisam chegar rápido até as páginas importantes do site e com uma boa estratégia de lincagem interna isso é fácil de ser feito. 

Atualmente, o rodapé do site da Temu é simples e pobre em links: 

Rodapé do site temu.com/br. Acesso: 21/05/2025

Como exemplo de boa prática, podemos observar o rodapé da Shopee, onde é possível encontrar os links para as principais categorias do site: 

Rodapé do site shopee.com.br. Acesso: 21/05/2025

Uso da mídia paga para construção de awareness da marca 

Se você não é um morador da China ou algum país onde a Temu atuava, antes de 2024 você provavelmente nunca ouviu falar sobre a empresa. Agora, a sensação é de que ela está em todo o lugar. 

A ferramenta do Google que mostra as tendências de pesquisas dos usuários brasileiros, o Google Trends, mostra que as buscas com o termo “Temu” começaram a subir a partir do mês de maio de 2024, tendo seu primeiro pico no mês de junho do mesmo ano. 

Dados do Google Trends mostrando o interesse pelo termo “Temu” em 2025. Acesso: 20/05/2025

O objetivo da empresa, além de vender seus produtos, é conquistar um lugar no imaginário dos consumidores do mercado brasileiro de forma rápida, enquanto constroem a estratégia de posicionamento no tráfego orgânico. 

Por mais que o tráfego pago muitas vezes seja caro, ele traz os visitantes qualificados para dentro do aplicativo e os rouba dos concorrentes. A perspectiva é que, após terem conquistado um lugar na mente dos consumidores, os anúncios devem ir diminuindo gradualmente, até chegarem a um patamar equilibrado.

No entanto, é sempre necessário lembrar que o tráfego pago é uma ferramenta que precisa ser utilizada de forma sensata em uma estratégia bem construída. 

No mês de abril de 2025, a Temu deixou de anunciar na loja de aplicativos do Google nos Estados unidos e o seu aplicativo saiu de uma das principais posições e acabou indo para o esquecimento. 

O que mais é possível aprender com a Temu?

Outros aprendizados que podemos tirar da Temu são: 

Utilizar o tráfego pago para atrair usuários e tornar meu negócio conhecido. A utilização de anúncios pela Temu auxiliou a empresa a ultrapassar grandes e-commerce brasileiros em números de sessões e de usuários novos por mês. A Temu comprou relevância. 

Tráfego pago não é sustentável por longos períodos sem estratégia. Veicular anúncios para trazer usuários e se tornar conhecido é uma ótima estratégia no começo, porém, em algum momento, você precisa estruturar o seu site para o tráfego orgânico equilibrar a balança. 

Sem uma audiência construída de forma sólida, se um dia você desligar os anúncios, sua empresa será esquecida. 

Crescer organicamente leva tempo. Mesmo a Temu, que tem se mostrado uma potência, não conseguiu bater 1M de tráfego orgânico em 6 meses, por isso não se preocupe se o tráfego da sua empresa não chegar lá tão rápido também. Você precisa que as pessoas certas encontrem seu site e não somente volume. 

Às vezes, o seu foco não precisa ser o site, mas o seu app. A cada dia, mais e mais pessoas fazem compras e outras atividades direto em aplicativos. Esse é um comportamento cada vez mais comum, então nem sempre você será o 1º site nas buscas, mas pode ser o 1º  app. 

Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

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