Texto publicado por Glen Allsopp no site Detailed traz o dado sobre o aumento de tráfego da empresa Chatbase. O site da empresa, chatbase.co, cresceu 68% nos últimos 5 meses, gerando cerca de 68 mil cliques e 7,5 milhões de impressões.
Além disso, as estratégias de SEO da empresa tiveram um impacto importante para garantir um aumento na receita mensal recorrente de $ 103K.
Ao contrário do que a gente possa pensar, a empresa não domina as páginas de resultados de pesquisa com milhares de palavras-chave e páginas. Segundo os dados da ferramenta MOZ, a empresa aparece nas posições de 1 a 3 somente para 36 termos, e para as posições de 4 a 10 ela aparece para 166 palavras-chave.
Se olharmos os dados da ferramenta SEMrush, os dados são ainda mais impressionantes. Nela, temos que a empresa se posicionou no top 10 com somente 21 termos, sendo 10 no top 3 e 11 da 4ª à 10ª posição.
Quais foram as ações da empresa?
A Lead de Marketing e Growth da Chatbase, Sandra Djajic, compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) a história sobre como eles tiveram um aumento na receita mensal recorrente, saindo de $ 392 em dezembro para $ 495K em abril.
Segundo o tweet da Lead da empresa, o aumento foi possível por conta de três canais: SEO, Anúncios e Mídias Sociais. Ainda em seu tweet, a Lead detalha todo o “playbook” de como isso foi possível.
Sandra Djajic traz os resultados alcançados com a sua estratégia. Ao todo, foram 798K visitas e 14 milhões de eventos traqueados, um aumento de 14% no tráfego desde o começo do ano. A conquista não foi apenas sobre a receita, mas como foi criado um crescimento em todo o funil com awareness, interesse e engajamento.
No canal de SEO, que a Lead comentou ser o mais complicado, a empresa começou a focar em conteúdos nichados que focaram, na verdadeira intenção de pesquisa dos usuários. Ou seja, saíram de uma mentalidade de produzir muito, para uma ideia de produzir de forma mais eficiente.
Além disso, fizeram o traqueamento dos termos que os concorrentes posicionaram para terem certeza de que a Chatbase estivesse melhor posicionada. Com essas duas atividades, eles logo viram resultados animadores:
- 168K cliques e 7,5 milhões de impressões.
- 68% de aumento no tráfego orgânico.
A Chatbase utilizou o canal de mídia paga (Google e Meta ads) como drivers de crescimento para o topo de funil (TOFU), porém precisaram reestruturar tudo. Com a reestruturação, foi possível se posicionar em torno de termos de “AI agents”, testar nas palavras-chave e reconstruir landing pages.
O canal logo deu bons resultados, entre eles estão:
- 339 novas inscrições apenas no mês de janeiro;
- Facebook ads performando bem melhor com remarketing e após ajustes no meio do funil (MOFU).
Por fim, a empresa utilizou as redes sociais de forma séria, principalmente focando nos canais do LinkedIn e X (Twitter). As estratégias compartilhadas pela Sandra foram:
A página da companhia cresceu de 18K para 21K seguidores utilizando um combo de posts orgânicos somados a anúncios. Os anúncios ajudavam a definir o perfil de cliente ideal (ICP) e o orgânico impulsionava o alcance.
X (Twitter)
O perfil do twitter passou de 300 para 1.8K seguidores em 3 meses. A estratégia para o canal foi totalmente orgânico, com posts e atualizações sobre o produto. A Lead destaca que não houve um investimento, apenas storytelling e conteúdo útil publicados de forma consistente.
O que levar pro meu negócio?
As principais lições da estratégia de Sandra Djajic e da Chatbase podem ser resumidas em foco cirúrgico na intenção de busca, otimização on-page consistente, monitoramento ativo da concorrência, mensuração rigorosa com ciclos de iteração, integração inteligente com outros canais de marketing e reposicionamento de produto como ponto de partida.
Com a jornada de pesquisa mapeada e a escolha de palavras-chaves que realmente importavam para o negócio, foi possível construir artigos e landing pages que entregavam exatamente o que os usuários estavam buscando.
Essa união entre dados, estratégia e o uso de vários canais para que um potencializasse o outro foi a verdade receita do sucesso da empresa. A Chatbase deu uma verdadeira aula de como acertar o alvo como um verdadeiro sniper e não com uma bala de canhão.

Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.