O problema do Google AI Overviews: como você pode facilmente ter mais visibilidade com simples manipulações?

Willian Porto
3 Min Read

Que os modelos de Inteligência Artificial são extremamente uteis, ninguém duvida. Mas uma pergunta importante é se a velocidade de implementação tem sido acompanhada da segurança nas informações veiculadas.

O que temos até o momento é perigoso.

Atualmente, o modelo de AI Overviews do Google é facilmente manipulável, o que faz com que qualquer pessoa consiga manipular facilmente as respostas que a “Inteligência é capaz de produzir.

Aqui, decidimos aprofundar um debate que Lily Ray tem trazido há algum tempo.

- Assine nossa Newsletter -

Como a AI Overviews pode ser manipulada?

A AI Overviews tem pouco (ou nenhum) filtro. Isso significa que ela não é capaz de verificar de forma razoável se o conteúdo disponibilizado na Internet é verossímil.

Veja alguns exemplos:

Melhores SEOs do Brasil

Veja o exemplo abaixo:

Quais são os melhores SEOs do Brasil?

Sem entrar no mérito da qualidade dos profissionais descritos, veja a fonte utilizada pelo Google para respaldar a escolha por Eduardo Esquível. O site é o SEO BH.

Provavelmente, o site SEO BH fez uma grande pesquisa e citou Eduardo, certo? Errado.

Eduardo Esquível é o dono do site.

- Assine nossa Newsletter -
EDUARDO ESQUIVEL é dono do site

Ou seja, o Google está permitindo que as pessoas falem sobre si mesmas e sejam citadas como referência em Visões Gerais de IA.

Isso pode ser um caso extremo. Então, vejamos se acontece com outras perguntas.

Melhores agências de SEO do Brasil

Sr. Google, qual a melhor agência do Brasil?

- Assine nossa Newsletter -
Melhores agências do Brasil

De novo, sem entrar no mérito das empresas listadas, a Yaslip é um caso autoevidente. Ela apareceu por simplesmente se intitular como “A melhor agência de SEO do Brasil”.

Colina Tech, entretanto, merece uma investigação mais completa.

A Colina Tech também se autointitula melhor agência do país.

O que fazer para aparecer em AI Overviews?

Atualmente, a resposta é simples. Produza conteúdo que responda a pergunta que você deseja aparecer.

Lembra daquele negócio de PR Digital e tudo quanto dão um ar mais profissional para o negócio? Esquece.

Você só precisa citar a si mesmo no seu site. De preferência, no seu blog.

Vamos testar?

Quero testar como a IA do Google reagirá em um caso específico. Publiquei um conteúdo no LinkedIn com os “melhores profissionais de SEO do Brasil”. Todo o texto tem como única intenção verificar se o próprio LinkedIn pode ser usado na manipulação dessas informações.

Você pode ver o conteúdo aqui.

Além disso, citamos alguns profissionais e empresas aqui. Queremos ver se também seremos utilizados como fonte.

Será?

Logo, você verá a parte 2 aqui.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo