- A cada 5 busca no Google em que o G1 aparece, 1 tem a marca do portal
- Mesmo portais menores podem usufruir dos benefícios
- Prática ajuda a ter maior estabilidade na busca
Em um momento de baixa de tráfego devido a implementações nos produtos do Google, ter pesquisas de marca pode fazer a diferença para auxiliar os portais nesse momento turbulento.
O que são pesquisas de marca?
As pesquisas de marca (branded) indicam ao Google o desejo latente do usuário em acessar conteúdos de um portal específico.
Observe no exemplo abaixo como os resultados, normalmente, estão conectados apenas com o portal desejado:

O que significa colocar pesquisas de marca na busca?
Ao colocar a marca na pesquisa, os usuários mostram, sobretudo, o interesse exclusivo no conteúdo do site em questão.
Nesse caso, indica também um trabalho de longo prazo para satisfazer as necessidades mais latentes daquela pessoa.
Para exemplificar, pense nas pesquisas efetuadas pelas pessoas sobre simulador brasileirão:

Ao acessar recorrentemente o Simulador do GE, por exemplo, a pessoa passa a inclui-lo nas buscas:

Esse tipo de busca é vantajoso por vários motivos, como:
- minimizar o acesso a concorrentes;
- minimizar a quantidade de snippets da página de busca, inclusive AI Overviews (resumos de IA);
- trazer uma forma de busca mais recorrente (as pessoas tendem a buscar de forma parecida ao longo do tempo);
- diminuir a exposição do portal às buscas com concorrentes e novidades de pesquisa (como AI Overviews).
Percentual de participação de pesquisa de marca
O portal do g1 tem grande participação em pesquisa de marca na sua audiência final. Isso significa que as novidades trazidas pelo Google à pesquisa têm impacto menor para a empresa do Grupo Globo.
Veja agora a discrepância:
Portal | Total Tráfego Estimado (em milhões) | Total Pesquisa de Marca (em milhões) | % de Pesquisa de Marca |
g1 | 75 | 15 | 20,00% |
CNN | 74 | 2,6 | 3,51% |
Folha de S.Paulo | 19 | 1,5 | 7,89% |
Estadao | 23,8 | 0,519 | 2,18% |
O Globo | 25,8 | 0,835 | 3,24% |
Metrópoles | 9,4 | 0,424 | 4,51% |
Mesmo fenômeno também acontece com empresas menores
Em concursos públicos, o melhor exemplo é o PCI Concursos. De acordo com os dados da Semrush, 66% do tráfego orgânico do portal é proveniente de buscas de marca. No caso, o tráfego estimado é de 3 milhões, sendo 2 deles para pesquisas incluindo o termo PCI.
Observe os principais termos em que o site aparece, bem como os volumes:

Como conseguir aumentar o tráfego de marca?
Os portais devem considerar o aumento do tráfego de marca como um indicador crucial de longo prazo. Ele é menos volátil, pois as pessoas tendem a realizar buscas de maneira consistente ao longo do tempo. Além disso, ao persuadir alguém a buscar pela marca, reduz-se o número de usuários que realizam a mesma pesquisa de forma genérica (sem a marca).
Para isso, é importante:
Ter a melhor cobertura possível para os tópicos escolhidos
Apresente a informação com ângulos diferentes. Imagine também maneiras distintas de apresentá-las. Imagens e vídeos, por exemplo, é algo que o mercado não faz e seus leitores gostariam?
No caso do PCI Concursos, a maior parte da informação é feita de maneira rudimentar. Entretanto, é realizada da maneira com que as pessoas desejam: tabelas e conteúdo direto.
Estudar implementação de ferramentas
Há algum cálculo ou interatividade útil para as pessoas? No caso do GE, por exemplo, o uso de simuladores para os campeonatos são muito utilizados
Explore diversos canais
É comum que as pesquisas de marca tenham origem nas redes sociais. Por exemplo, os campinhos de escalação são muito utilizados nas redes sociais. Ao ver que os demais estão utilizando, as pessoas tendem a procurar pela mesma ferramenta.
Nesse caso, explorar trends pode ajudar.

Além de mostrar, afirme
Tenha campanhas para afirmar a superioridade do seu conteúdo. Mostre os motivos claros que fazem com que a pessoa deva ter o nome do seu portal em mente ao fazer determinada busca ou tiver algum interesse específico.
Nos últimos anos, os publishers foram mais incentivados a buscar formas de tráfego passageiro, como o Google Discover, em detrimento do mais perene, como pesquisas por marca. Os portais que pensaram, de alguma maneira, nessa construção, hoje, têm maior tranquilidade frente as diversas mudanças na Pesquisa e no Discover.
Caso você ainda não tenha pensado nisso, ainda que esteja atrasado, talvez dê tempo para construir pesquisas mais fidelizadas.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
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