Principais Notícias do Google em setembro privilegiou sites envolvidos com bets e cópias de conteúdos; veja ranking completo e estratégias utilizadas

Willian Porto
13 Min Read

Em setembro, portais que publicitam bets e copiam conteúdos de outros sites foram os que mais cresceram.

O ranking de setembro dos 100 sites com maior presença nas Top Stories do Google mostra um cenário em constante movimento — com grandes veículos perdendo espaço e portais pouco conhecidos ganhando terreno de forma acelerada.

A lista, que mede a visibilidade de publicadores brasileiros nas notícias principais do buscador de acordo com Newzdash, revela tanto a força dos tradicionais — como Globo.comUOL e CNN Brasil — quanto o avanço surpreendente de sites menores que têm explorado brechas no algoritmo.

Enquanto alguns veículos consolidados registraram leve queda de alcance, outros sites tiveram saltos impressionantes — alguns ultrapassando os 300% de crescimento em um único mês. Em contrapartida, nomes de peso como ExameFogaonet e Brasil 247 aparecem entre os que mais perderam visibilidade.

Mais do que uma simples variação de tráfego, os dados levantam questões sobre os critérios de destaque do Google News e a forma como o motor de busca tem impulsionado conteúdos de qualidade duvidosa. Portais como Mundo BolaThe Playoff News e Folha de Curitiba — todos entre os maiores crescimentos — se destacaram por estratégias que incluem uso massivo de links externos, clipping automatizado e até inserções em páginas da Wikipédia em espanhol.

- Assine nossa Newsletter -

Lista dos 100 sites com maior visibilidade em Top Stories (Principais notícias) em setembro

Veja o ranking completo dos 100 sites com maior visibilidade nas notícias principais do Google

rankwebsiteSetembroAgosto% de mudança
1globo.com8336209587920036-5.18%
2uol.com.br41403420399915373.53%
3cnnbrasil.com.br28706611282186241.73%
4terra.com.br2236048425459626-12.17%
5abril.com.br124492041117196411.43%
6espn.com.br10980938103461056.14%
7metropoles.com1021141011318986-9.79%
8lance.com.br988935110843726-8.80%
9estadao.com.br956567110359357-7.66%
10itatiaia.com.br91354609500976-3.85%
12clicrbs.com.br7560065665681313.57%
13otempo.com.br69450138244350-15.76%
14mixvale.com.br608250410523921-42.20%
15infomoney.com.br56585605950906-4.91%
16ndmais.com.br56276206271494-10.27%
17nsctotal.com.br51730666802614-23.95%
18ebc.com.br484087844325399.21%
19bbc.com4685898369899826.68%
20poder360.com.br42406675522736-23.21%
21gazetaesportiva.com40359124302477-6.20%
22ig.com.br37398264867587-23.17%
23correiobraziliense.com.br366968734675185.83%
24gazetadopovo.com.br34850934087245-14.73%
25r7.com3349305276673421.06%
26msn.com29722643218016-7.64%
27youtube.com296403527804306.60%
28verdesmares.com.br27632473064441-9.83%
29noataque.com.br2756397212812529.52%
30meutimao.com.br27519253235445-14.94%
31olhardigital.com.br27149543259579-16.71%
32sportingnews.com264499024246229.09%
33ogol.com.br2411342210854514.36%
34onefootball.com22130002686012-17.61%
35correio24horas.com.br22094872571954-14.09%
36theplayoffs.news2124661415531411.31%
37cartacapital.com.br2098263184501013.73%
38mundobola.com2079784336147518.71%
39mktesportivo.com2069361172420720.02%
40vavel.com2067793152667035.44%
41omelete.com.br19034862230358-14.66%
42tudocelular.com1897988110910171.13%
43jovempan.com.br18169122123246-14.43%
44bolavip.com17753122039728-12.96%
45portalhortolandia.com.br1761618116520251.19%
46tecmundo.com.br171456391216587.97%
47em.com.br16918102137167-20.84%
48portaln10.com.br15455251831450-15.61%
49oliberal.com13737321543061-10.97%
50portaltela.com1353782102832331.65%
51futebolinterior.com.br13452531589472-15.36%
52fogaonet.com12807472047703-37.45%
53folhadecuritiba.com.br1247540267648366.11%
54trivela.com.br120371511340466.14%
55istoe.com.br1175677103319013.79%
56goal.com11653061229601-5.23%
57somosfanaticos.fans11567981694269-31.72%
58tntsports.com.br1155115104794010.23%
59sbt.com.br11324981384732-18.22%
60revistaoeste.com11299901135024-0.44%
61band.com.br109978610119628.68%
62flashscore.com.br1087752456223138.43%
63exame.com10638162109003-49.56%
64correiodopovo.com.br104281991314714.20%
65purepeople.com.br101972392686310.02%
66uai.com.br9935761260618-21.18%
67tenisnews.com.br9856491223174-19.42%
68moneytimes.com.br9717641274538-23.76%
69netflu.com.br9640701244753-22.55%
70sapo.pt942825250325276.64%
71diariodocentrodomundo.com.br912929979943-6.84%
72umdoisesportes.com.br885427964087-8.16%
73caras.com.br86109567918226.78%
74istoedinheiro.com.br8484127865277.87%
75oantagonista.com.br844511898855-6.05%
76opovo.com.br838980878334-4.48%
77tnh1.com.br82856967230323.24%
78www.gov.br820422834021-1.63%
79folhape.com.br8049121085540-25.85%
80senado.leg.br793495315849151.23%
81rollingstone.com.br7553137319213.20%
82fusne.com7552931501253-49.69%
83jornaldebrasilia.com.br740757858260-13.69%
84canaltech.com.br73824441724076.94%
85portalleodias.com6871986544045.01%
86abola.pt6747916558302.89%
87bahiaverdade.com.br662592288877129.37%
88bnews.com.br65347259297110.20%
89acidadeon.com651496716121-9.02%
90antenadosnofutebol.com.br647450771743-16.11%
91aloalobahia.com64072150939325.78%
92techtudo.com.br59708043428337.49%
93brasil247.com581000863662-32.73%
94correiodoestado.com.br572098702208-18.53%
95ofuxico.com.br56981339623643.81%
96tribunapr.com.br56642844789226.47%
97playmakerbrasil.com.br53832033219162.05%
98economiaempauta.com.br533331793363-32.78%
99adrenaline.com.br526458209151151.71%
100gamenexus.com.br799842
Visibilidade dos sites em Principais Notícias de acordo com Newzdash

Ranking por desempenho em comparação com agosto

Veja, agora, quais foram os portais que mais cresceram e subiram em visibilidade nas principais notícias do Google.

  • -49.69% — fusne.com (82)
  • -49.56% — exame.com (63)
  • -43.11% — webpkgcache.com (11)
  • -42.20% — mixvale.com.br (14)
  • -37.45% — fogaonet.com (52)
  • -32.78% — economiaempauta.com.br (98)
  • -32.73% — brasil247.com (93)
  • -31.72% — somosfanaticos.fans (57)
  • -25.85% — folhape.com.br (79)
  • -23.95% — nsctotal.com.br (17)
  • -23.76% — moneytimes.com.br (68)
  • -23.21% — poder360.com.br (20)
  • -23.17% — ig.com.br (22)
  • -22.55% — netflu.com.br (69)
  • -21.18% — uai.com.br (66)
  • -20.84% — em.com.br (47)
  • -19.42% — tenisnews.com.br (67)
  • -18.53% — correiodoestado.com.br (94)
  • -18.22% — sbt.com.br (59)
  • -17.61% — onefootball.com (34)
  • -16.71% — olhardigital.com.br (31)
  • -16.11% — antenadosnofutebol.com.br (90)
  • -15.76% — otempo.com.br (13)
  • -15.61% — portaln10.com.br (48)
  • -15.36% — futebolinterior.com.br (51)
  • -14.94% — meutimao.com.br (30)
  • -14.73% — gazetadopovo.com.br (24)
  • -14.66% — omelete.com.br (41)
  • -14.43% — jovempan.com.br (43)
  • -12.96% — bolavip.com (44)
  • -12.17% — terra.com.br (4)
  • -10.97% — oliberal.com (49)
  • -10.27% — ndmais.com.br (16)
  • -9.83% — verdesmares.com.br (28)
  • -9.79% — metropoles.com (7)
  • -9.02% — acidadeon.com (89)
  • -8.80% — lance.com.br (8)
  • -8.16% — umdoisesportes.com.br (72)
  • -7.66% — estadao.com.br (9)
  • -7.64% — msn.com (26)
  • -6.84% — diariodocentrodomundo.com.br (71)
  • -6.20% — gazetaesportiva.com (21)
  • -6.05% — oantagonista.com.br (75)
  • -5.23% — goal.com (56)
  • -5.18% — globo.com (1)
  • -4.91% — infomoney.com.br (15)
  • -4.48% — opovo.com.br (76)
  • -3.85% — itatiaia.com.br (10)
  • -0.44% — revistaoeste.com (60)
  • 2.89% — abola.pt (86)
  • 3.20% — rollingstone.com.br (81)
  • 3.53% — uol.com.br (2)
  • 5.01% — portalleodias.com (85)
  • 5.83% — correiobraziliense.com.br (23)
  • 6.14% — espn.com.br (6)
  • 6.14% — trivela.com.br (54)
  • 6.60% — youtube.com (27)
  • 7.87% — istoedinheiro.com.br (74)
  • 8.68% — band.com.br (61)
  • 9.09% — sportingnews.com (32)
  • 9.21% — ebc.com.br (18)
  • 10.02% — purepeople.com.br (65)
  • 10.20% — bnews.com.br (88)
  • 10.23% — tntsports.com.br (58)
  • 11.43% — abril.com.br (5)
  • 13.57% — clicrbs.com.br (12)
  • 13.73% — cartacapital.com.br (37)
  • 13.79% — istoe.com.br (55)
  • 14.20% — correiodopovo.com.br (64)
  • 14.36% — ogol.com.br (33)
  • 20.02% — mktesportivo.com (39)
  • 21.06% — r7.com (25)
  • 23.24% — tnh1.com.br (77)
  • 25.78% — aloalobahia.com (91)
  • 26.68% — bbc.com (19)
  • 26.78% — caras.com.br (73)
  • 31.65% — portaltela.com (50)
  • 35.44% — vavel.com (40)
  • 37.49% — techtudo.com.br (92)
  • 41.31% — theplayoffs.news (36)
  • 43.81% — ofuxico.com.br (95)
  • 51.19% — portalhortolandia.com.br (45)
  • 62.05% — playmakerbrasil.com.br (97)
  • 71.13% — tudocelular.com (42)
  • 76.94% — canaltech.com.br (84)
  • 87.97% — tecmundo.com.br (46)
  • 129.37% — bahiaverdade.com.br (87)
  • 138.43% — flashscore.com.br (62)
  • 151.23% — senado.leg.br (80)
  • 151.71% — adrenaline.com.br (99)
  • 276.64% — sapo.pt (70)
  • 366.11% — folhadecuritiba.com.br (53)
  • 411.31% — theplayoffs.news (36)
  • 518.71% — mundobola.com (38)

Principais destaques

As estratégias ressaltadas abaixo dos principais vencedores em Principais Notícias do mês não são, possivelmente, exemplos a serem seguidos, mas uma clara descrição do que tem funcionado para o motor de busca.

Principalmente quando pensamos em links, em algum momento, eles são retirados das páginas, uma vez que não foram concedidos de forma livre. Por isso, os resultados tendem a ser momentâneos.

Os três portais abaixo, com conteúdo questionável, estão à frente de outros consagrados, como: Adrenaline, Canaltech, O Antagonista, ISTOÉ Dinheiro, Uai, Money Times, Correio do Povo, Revista Oeste, SBT e ISTOÉ.

- Assine nossa Newsletter -

Ou seja, mais uma vez, a responsabilidade do Google deve ser colocada à prova, uma vez que os portais Mundo Bola e The Playoff News têm como principal objetivo publicitar bets, enquanto Folha de Curitiba utiliza conteúdos (com e sem IA) de outros portais no processo.

Mundo Bola

O site Mundo Bola, dedicado, principalmente, ao Flamengo já contou com crescimento repentino em Setembro. Entretanto, durante os últimos dias de setembro e os últimos de outubro, o crescimento foi ainda maior. Observe agora a audiência em Recursos da SERP, que, nesse caso, é principalmente Top Stories:

Tráfego estimado de recursos da SERP (página de resultados) para Mundo da Bola na SemrushTenha 14 dias gratuitos.

Isso indica que os resultados de outubro devem ser ainda melhores que os de setembro.

- Assine nossa Newsletter -

Um dos principais destaques na estratégia da empresa foi a utilização massiva de links na Wikipedia. Encontramos mais de 28 atualizações neste ano para conteúdos. A cartada interessante foi a escolha do país de origem dos verbetes. Em todos os casos, os links criados foram na Wikipedia em espanhol.

The Playoff News

Outro portal com grande crescimento foi o The Playoff News, que se denomina “uma referência essencial para os apaixonados por esportes e apostas esportivas“.

Tráfego estimado de recursos da SERP (página de resultados) para The Playoff News na Semrush – Tenha 14 dias gratuitos.

O principal motor de crescimento, aparentemente, é o spam. Embora não se saiba a origem dessa estratégia (é comum empresas serem utilizadas como laranjas em estratégias de spam), pode-se dizer que, provavelmente, ela está colaborando com os resultados.

Nesse caso, a maior parte dos links obtidos são em comentários de blogs e fóruns, contendo inserção relacionada com bets, principalmente, BitStarz Casino Bonus Code.

Folha de Curitiba

Entre os principais destaques está a Folha de Curitiba que se apropriou de conteúdos de outros portais. Inclusive, em um deles, havia a denúncia contra a própria Folha de Curitiba. Além disso, a publicadora tem utilizado de clipping para conseguir links de universidades públicas.

Vale ressaltar, aqui, dois pontos relevantes. Inicialmente, os próprios portais, mesmo os mais tradicionais, veiculam anúncios e áreas específicas para bets. Depois, o próprio Google tem demonstrado pouco interesse em filtrar conteúdo de bets. Inclusive, até mesmo as próprias casas de apostas apareceram como fontes de notícias.

Ao longo dos próximos dias, Não é Agência repercutirá ainda mais os 100 portais mais acessados em Principais Notícias no Google.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo