Nos últimos dias você deve ter visto a informação — de uma maneira quase apocalíptica — de que o Googlebot vai passar a rastrear apenas os primeiros 2 MB das páginas na internet. Por mais que represente uma queda de quase 90% na capacidade de rastreio, essa mudança não será sentida por boa parte da internet.
O texto oficial do Google diz o seguinte:
“ Ao rastrear para a Pesquisa Google, o Googlebot rastreia os primeiros 2 MB de um tipo de arquivo compatível e os primeiros 64 MB de um arquivo PDF. Do ponto de vista da renderização, cada recurso referenciado no HTML (como CSS e JavaScript) é buscado separadamente, e cada busca de recurso é restrita ao mesmo limite de tamanho de arquivo que se aplica a outros arquivos (exceto PDFs).
Quando o limite é atingido, o Googlebot interrompe a busca e envia apenas a parte já baixada do arquivo para fins de indexação. O limite de tamanho do arquivo é aplicado considerando os dados descompactados. Outros rastreadores do Google como o Googlebot Video e o Googlebot Image podem ter limites diferentes.”
Em termos simples, o robô do Google responsável por fazer a descoberta das páginas na internet vai baixar apenas os primeiros 2 MB do arquivo HTML ou outros arquivos suportados, lembrando que CADA UM pode ter até 2 MB, por ser buscado separadamente. Se o arquivo ultrapassar esse tamanho, ele ser ignorado.
O que acontece é que boa parte dos sites hoje em dia, eu arriscaria dizer que mais de 95% deles, não chega perto do limite de 2 MB. Para exemplo de comparação, esse tamanho de arquivo seria o equivalente a dois livros da séria Harry Potter de textos na sua página.
Quer um outro exemplo? Vamos olhar o site do G1.

A página dessa matéria do G1, um dos principais portais de notícias atualmente, quando descompactado, possui o tamanho incrível de: 997 KB!
Ainda que você não deva acender algum alerta vermelho sobre essa mudança no rastreio do Googlebot, você deve ficar atento ao tamanho do HTML da sua página. Se por ventura você estiver passando dos 2 MB, você precisar ter uma conversa séria com o seu desenvolvedor.
Como a sua página pode ultrapassar esse limite?
Caso o seu site está mais pesado do que o esperado, você, ou o seu desenvolvedor, podem investigar os seguintes pontos:
- CSS e JavaScript diretamente no código da página (inline): em vez de utilizar chamadas para arquivos externos, fazendo referências, alguns construtores de temas mal configurados podem injetar milhares de linhas de CSS e JS inline, deixando o seu código gigantesco e pesado.
- DOM Imenso: se você possui um e-commerce com milhares de produtos carregados em uma só página, sem paginação ou lazy loading adequado, a sua página pode extrapolar facilmente os 2 MB. Organização e código limpo são a chave para um código leve.
- Imagens em Base64: pode ser que alguns plugins e construtores de temas de sites, peguem pequenas imagens e convertam em strings de texto e insira no seu código. Uma ou outra tudo bem, mas imagine várias delas!
Como conferir o tamanho da minha página?
De forma simples, o que você pode fazer é:
- Escolha a sua página mais complexa e completa;
- Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Exibir código-fonte da página” ou utilize Ctrl+U;
- Copie todo o código;
- Cole em um arquivo em branco do bloco de notas;
- Salve e veja o tamanho do arquivo.
Aconselho a se preocupar apenas de o arquivo ficar acima de 1,5 MB, caso contrário você está tranquilo e pode seguir com o seu site.
Antes de ir…
O crawler do Google lê o código da página em ordem, ou seja, de cima para baixo. Então, você precisa priorizar aquilo que você acha que é crítico para o seu site, como os dados estruturados e alguns links internos das páginas do seu site. Evite colocar eles no final do código, além do mais, o seguro morreu de velho.
Se ficou com alguma dúvida, manda uma mensagem pra gente ou caça a gente lá no linkedin que a gente marca um café 😉
Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.
- Gabriel Saldanhahttps://naoeagencia.com.br/author/gabrielsaldanha/
- Gabriel Saldanhahttps://naoeagencia.com.br/author/gabrielsaldanha/
- Gabriel Saldanhahttps://naoeagencia.com.br/author/gabrielsaldanha/
- Gabriel Saldanhahttps://naoeagencia.com.br/author/gabrielsaldanha/

