Segundo uma matéria publicada no ahrefs.com, escrita por Patrick Stox, o Modo IA do Google, lançado para o público dos Estados Unidos no último dia 20 de maio, não estaria enviando os dados de tráfego corretamente.
O que acontece é que quando o usuário clica em um link sugerido no Modo IA do Google, o tráfego aparece como “tráfego direto” ou “desconhecido”, a depender da sua ferramenta de análise.
No teste feito por ele, quando houve um clique na URL apresentada no Modo IA do Google, o tráfego foi registrado como “desconhecido” na ferramenta da análise do Ahrefs e provavelmente aparecerá como tráfego “direto” no Google Analytics ou outros programas do gênero.
O autor levanta a questão sobre o interesse do Google em disponibilizar de forma correta os dados provenientes das pesquisas acontecendo com as ferramentas de IA da plataforma.
Por que isso acontece?
Observando o código da página, o Patrick Stox descobriu que o link está marcado com “noreferrer”, ou seja, o Google não está enviando o valor de referência de forma correta, gerando o erro nas ferramentas de análise.
Repercussão na área de SEO
Outros profissionais da área também realizaram os testes após a publicação da matéria. A Aleyda Solís, profissional de SEO muito respeitada, realizou uma publicação no Linkedin com o teste e afirmando que espera que seja um erro temporário do novo modo do Google e a correção aconteça em breve.

Além dela, a Lily Ray também fez um post comentando sobre o problema de mensuração de canal apresentado no Modo AI do Google. Segundo ela, existe o interesse do Google em não disponibilizar os acessos de tráfego provenientes das ferramentas de IA ( AI Mode e AI Overviwes), para não revelar o número muito baixo baixo de tráfego que as ferramentas levam para os sites.

Ainda conforme a Lily Ray, é muito conveniente para o Google apenas continuar dizendo que as ferramentas levam tráfego para os sites, sem disponibilizar as ferramentas que confirmem essa afirmação.
O que diz o Google?
Do lado do Google, o especialista em pesquisas, John Mueller, comentou em algumas publicações no LinkedIn que trataram sobre o tema e disse acreditar que isso seja um erro temporário e que deve ser corrigido em breve.
Mueller também agradeceu aos usuários que fizeram a sinalização do problema e disse que encaminhou os dados para o time interno fazer as verificações e ajustes. Ao que parece, o problema está sendo tratado como um “bug”.
Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.