16.7 C
São Paulo
sexta-feira, junho 6, 2025
HomeSEO“Buscas com 0 cliques estão mudando o modelo de negócio da internet”,...

“Buscas com 0 cliques estão mudando o modelo de negócio da internet”, alerta CEO do Cloudflare 

Data:

spot_img

Sumário

A chamada “blue link economy”, ou “economia do link azul”, onde o usuário fazia uma pesquisa e clicava em um dos links apresentados para chegar a uma resposta, está mudando e deixando de existir por conta das chamadas “zero-click searches”, que ocorrem quando os usuários não clicam em links e encontram as respostas diretamente na página do Google. 

Quem afirma isso é o CEO do Cloudflare, Matthew Prince, que comentou sobre as mudanças nas pesquisas durante a sua participação no programa Squawk Box, da rede televisiva CNBC. 

Matthew Prince afirma que “há 10 anos, para cada duas páginas que o Google rastreava, ele mandava ao menos uma visita para o criador de conteúdo. Hoje, mesmo sem o aumento de rastreios por parte do Google, são necessárias quinze páginas rastreadas para cada visitante.” 

Engana-se quem acha que as pessoas estão realizando menos buscas. O que está acontecendo, segundo o CEO do Cloudflare, é que as respostas apresentadas diretamente nas páginas de pesquisa do Google estão absorvendo os usuários que antes eram destinados aos criadores de conteúdo. 

Além dos dados do Google, Matthew Prince também comenta sobre os dados da OpenAI, afirmando que “6 meses atrás eram necessárias 250 páginas rastreadas para receber uma visita, hoje são aproximadamente 1.500 páginas.” 

Vale destacar que os dados que ele cita são frutos de análises da Cloudflare. Comentamos aqui sobre um bug que dificulta a atribuição de cliques vindo pelo “Modo IA” do Google, vale a leitura.

Por que isso é preocupante? 

Está ficando claro que cada vez é mais difícil ser um criador de conteúdo. Se você utiliza seu site para divulgação de produtos ou mesmo para ter ganhos com Adsense, provavelmente você deve ter observado uma queda no número de visitas e também de renda.

Mesmo que com a produção de bons conteúdos e um site tecnicamente perfeito, você pode ter os seus conteúdos, e cliques roubados pelas ferramentas de IA que vão utilizar seus conteúdos para responder usuários e ganhar em cima disso. 

O que um criador de conteúdo pode fazer? 

Uma das soluções apresentadas como um possível modelo de negócio para os criadores de conteúdo seria impedir que ferramentas de IA rastreiem o site e utilizem os conteúdos, exceto caso exista um pagamento por esse conteúdo. 

Segundo o CEO do Cloudflare, “o que abastece as ferramentas de IA são conteúdos originais, então os conteúdos precisam ser criados para as ferramentas serem abastecidas”. Matthew comenta que a OpenAI já realizou acordos e fez o pagamento por alguns conteúdos. 

O conselho de Matthew é claro, “os criadores de conteúdo precisam restringir o acesso, criar escassez na indústria e exigir um pagamento justo pelo uso dos conteúdos.”

Perspectivas para o futuro 

Pensando no futuro dos criadores de conteúdo, Matthew se mostra otimista e diz que os conteúdos com pouco valor e que só buscam por cliques vão desaparecer, mas os conteúdos originais e valiosos vão se tornar cada vez mais importantes. 

O CEO afirma que os conteúdos únicos e exclusivos, que se mostrarem valiosos, devem continuar existindo e despertando o interesse dos usuários e das IAs. Isso deve fazer com que as empresas paguem os criadores para a utilização desses conteúdos. 

Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

Últimos Conteúdos