Estar na primeira página não é uma tarefa fácil. Se antes das implementações de IA e novas ferramentas presentes na SERP a competição já era alta, hoje, sem uma estratégia bem estruturada, aparecer entre os primeiros resultados se torna quase impossível.
Mesmo com players grandes já consolidados e posicionando para termos importantes, com estratégias de SEO, conteúdo e páginas que correspondam aos desejos dos usuários, mesmo você sendo um player menor, você pode ter sucesso.
Quanto menor você é, mais espaço para crescimento e mais oportunidades para “roubar” tráfego você tem. O que você precisa é entender as oportunidades.
Identificando quem domina o mercado
No mercado de compra e venda de automóveis usados, os grandes players são facilmente reconhecidos: Icarros, OLX, e Webmotors.
Ou seja, se você está buscando trocar de carro, você provavelmente já acessou algum desses sites para olhar os anúncios e ver as oportunidades. Segundo o SEMRush, o termo “carro usado” possui uma média de 22K buscas mensais no país, se incluirmos as variações de palavras-chave, o valor ultrapassa os 220K.
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Ainda conforme os dados do SEMRush, entendemos que a dificuldade para um site se posicionar para o termo no ranking é de 75%. Ou seja, se você começar algo novo e for tentar investir nesse termo, você vai precisar de backlinks, conteúdos bem construídos, uma página bem otimizada e ferramentas que tornem o seu site atraente.
O que é aquilo que pode te diferenciar?
“I fear not the man who has practiced 10.000 kicks once, but I fear the man who has practiced one kick 10.000 times” — Bruce Lee
Um erro comum ao enfrentar concorrentes com anos de mercado e investimento robusto é tentar replicar sua amplitude de ofertas. Essa abordagem generalista geralmente resulta em sites que abordam superficialmente muitos temas, sem se destacar em nenhum.
O Google e o seu usuário buscam sempre o melhor. A melhor experiência, o melhor conteúdo, as respostas mais adequadas, a demonstração de um conhecimento profundo sobre aquilo que você está se propondo a resolver, vender ou falar sobre. Ou seja, você não vai chegar muito longe sendo superficial em muitos assuntos só para copiar o concorrente que está mais estruturado.
Foque em uma coisa e faça essa coisa bem feito.
Quem já passou pela experiência de comprar um carro entende o quanto de pesquisa é necessária até o momento da compra. Quando falamos de carros usados, tanto para vender, como para comprar, os e-commerce são bem-vindos, porém existem outros tipos de páginas e conteúdos que também são importantes para o usuário.
O primeiro passo para uma boa estratégia é entender as dores do seu usuário, olhar o mercado e identificar o que você pode fazer bem feito e melhor do que todos os outros.
A primeira visita é a mais díficil
Ser encontrado nos mecanismos de pesquisa ou indicado pelas ferramentas de IA é super importante para os players menores. Conquistar visitantes de forma orgânica é o atestado de que o seu conteúdo é relevante e soluciona dores do seu cliente.
Mas como fazer isso em um mercado já consolidado?
No mercado de compra e venda de carros usados, a Mobiauto resolveu focar na estratégia de utilizar a Tabela Fipe como uma porta de entrada importante para o site.
Mesmo com um nível de dificuldade da palavra-chave maior, segundo o SEMRush, de 75%, o volume de 2,2M de buscas mensais e com a intenção focada na consulta, otimizar um conjunto de páginas para serem úteis aos usuários pode ser uma boa ideia.
Essa estratégia ajudou a Mobiauto a conquistar mais de 5 milhões acessos mensais para as páginas da tabela fipe, mesmo não sendo tão forte quanto as outras quando buscamos por carros online, recebendo cerca de 200 mil acessos mensais no catálogo.


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Com os usuários no site, é bem provável que a navegação interna aconteça e outros serviços e frentes de negócio sejam impactados positivamente.
Ao invés de investir alto em tráfego visando o catálogo, a Mobiauto criou uma das melhores páginas de tabela fipe do mercado para ganhar posições tendo um foco.
Trazendo as informações sobre o veículo de forma aprofundada, com histórico e ficha técnica, além de notícias e outras possibilidades de caminhos de navegação para o usuário, a página foi construída para ser a melhor possível sobre o tema e isso é refletido no tráfego orgânico em relação aos concorrentes:

A construção da página de forma otimizada, tanto para usuários como para os mecanismos do Google, fez com que a Mobiauto viesse ganhando tração e tráfego para superar o Icarros por volta do mês de setembro de 2024.
Dentro da subpasta de tabela fipe, a Mobiauto conta com cerca de 98.700 páginas indexadas no Google, uma quantidade muito menor que a Webmotors, que possui mais e 6 milhões, e um pouco a mais que o Icarros, que possui 44.500 páginas.



Em relação às palavras-chave, o cenário não é diferente. Temos a Mobiauto na liderança, seguido pelo Icarros e, em terceiro, a Webmotors:
Dados do SEMRush:
- Mobiauto: 472K, sendo 34K no top 3
- Icarros: 289K, sendo 27K no top 3
- Webmotors: 155K, sendo 26K no top 3.
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O que realmente chama a atenção são os termos presentes nos recursos da SERP. Já trouxemos aqui como a Folha Dirigida do Qconcursos ultrapassou outros players por conta das notícias principais. Hoje, a presença da Mobiauto nos recursos de SERP é responsável por mais de 50% dos termos em que aparece.
Dados do SEMRush:
- Mobiauto: 262K
- Icarros: 198K
- Webmotors: 42K
Aprendendo com a Mobiauto
Sendo um marketplace de venda e compra de veículos, a Mobiauto escolheu trazer o tráfego para o seu site focando em criar uma excelente experiência nas páginas de Tabela Fipe. Suas páginas otimizadas para mecanismos de busca e com conteúdos completos, se mostram eficientes ao que se propõe.
Mesmo as chamadas “buscas com marca”, igual temos com “tabela fipe icarros” e “tabela fipe webmotors”, o player consegue um volume de tráfego até 4x maior do que a Webmotors, mesmo com 5 milhões de páginas a menos indexadas.
A otimização do site para os recursos da SERP são um diferencial importante e precisa estar presente nas estratégias de SEO. Aparecer na primeira página continua sendo importante, mas é preciso ir além. Prova disso são as páginas de pesquisa posicionadas nos primeiros 100 resultados de pesquisa orgânica do Google de cada player:
Dados do SEMRush:
- Mobiauto: 24K
- Icarros: 15K
- Webmotors: 26K
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Fazer SEO há um tempo vem deixando de ser somente a escolha de palavras-chaves e a luta por posições na primeira página da SERP. Para ser relevante, conseguir tráfego e ser diferente é preciso uma boa estratégia e entender bem o comportamento do próprio Google e interesse dos usuários.
Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.