Instagram passa a aparecer no Google, como sua estratégia é impactada com isso?

Gabriel Saldanha
5 Min Read

A partir dessa quinta-feira, 10 de julho, o Google começou a indexar os conteúdos de perfis de Instagram e a mostrá-los na SERP para resultados de pesquisas. Os posts, carrosséis e reels de perfis públicos agora poderão ser encontrados pelo buscador mais utilizado no mundo. 

O Google já vinha mostrando vídeos curtos do TikTok e do Youtube na SERP e o Instagram parecia o passo natural a ser tomado. Com isso, o SEO passa a ser cada vez mais multimodal, exigindo ainda mais dos profissionais da área. 

O que isso pode significar para sua estratégia de conteúdo? 

A SERP já vem sofrendo grandes mudanças desde 2024. Com o advento da IA os sites viram o volume de cliques despencar e, com a indexação dos conteúdos do Instagram, é possível esperar que vídeos curtos ou posts passem a aparecer na frente de conteúdos textuais. 

Os chamados “links azuis” podem ficar ainda mais para baixo em uma página de resultados já tão disputada. O Google está deixando claro que fatores como a experiência do usuário, estímulos visuais e conteúdos multimodais passam a ser mais importantes. 

- Assine nossa Newsletter -

Resumidamente, se os usuários pesquisarem por “receita de bolo de cenoura” e interagirem com reels ou vídeo curto, esse conteúdo irá ranquear cada vez mais alto. 

O que o TikTok já ensinou sobre o SEO de redes? 

O SEO em redes sociais não é algo novo, mas antes era tratado como algo mais nichado. Com essa decisão do Google, será preciso que o profissional de SEO amplie o seu escopo e entenda como otimizar os conteúdos da melhor forma. 

Com o TikTok, os profissionais de SEO já aprenderam que as pessoas são atraídas por conteúdos dinâmicos. Os conteúdos precisam ser interessantes, interativos, ativos e capazes de despertar a atenção dos visualizadores. 

Além disso, é preciso que os conteúdos sejam criados por pessoas para pessoas. Mesmo diante do aumento das IAs, é preciso lembrar que quem está consumindo o conteúdo do outro lado da tela é um ser humano que anseia por autenticidade e um conteúdo genuíno. Sempre que possível, traga histórias que constroem pontes entre sua marca e sua audiência. 

Traga experiências para serem compartilhadas. É importante que os conteúdos consigam transmitir sensações e emoções. Sua produção de conteúdo deve conter storytellings cativantes que prendam a atenção de usuários diante de tantas distrações. 

- Assine nossa Newsletter -

Como usar isso a favor da sua marca? 

Se a IA e a queda do Discover puderam fazer vários portais e sites reverem a sua estrutura e o SEO Técnico, agora com os conteúdos do Instagram, eles terão a possibilidade de reverem a sua estratégia. 

Com reels, posts e carrosséis aparecendo nas páginas de pesquisa, você tem mais uma possibilidade de canal para expor seus conteúdos para os usuários. Não há mais um motivo para que seus conteúdos sejam apenas textos. Crie vídeos, crie imagens, conte histórias de formas diferentes. 

Para os portais de notícias, essa é uma oportunidade para utilizar vídeos curtos para comentar sobre as principais notícias do dia ou trazer complementos a uma notícia importante que aconteceu. 

- Assine nossa Newsletter -

Também é uma opção trazer editorias ou explicar conceitos de forma mais detalhada em carrosséis, ou posts do Instagram. Um portal de notícias com um fluxo de produção de conteúdos bem otimizado tem uma oportunidade única de dominar a SERP com textos, vídeos e vídeos curtos. 

Para um e-commerce, será possível ter os vídeos dos clientes nas páginas de busca, vídeos sobre detalhes do seu produto e exemplos de uso, vídeos curtos sobre algum evento que foi promovido. Outra opção interessante será poder contar a história da sua marca em carrosséis ou marcos relevantes da empresa em posts. 

A entrada dos conteúdos do Instagram na SERP deve ser vista como uma oportunidade de se aproximar ainda mais da sua comunidade e potencializar a sua criação de conteúdos autênticos e úteis. 

Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

Compartilhe este artigo