Você já ouviu falar que deve produzir conteúdo de qualidade é a chave para ser classificado e ter visibilidade no Google, não é mesmo?
Entretanto, a verdade é mais dura que isso. Enquanto diversos profissionais e Publishers tentam produzir conteúdo único e de valor para seus visitantes, outros, conseguem resultados superiores sem precisar escrever nem mesmo uma linha.
Ontem, mostramos o caso do portal que copiava conteúdos de outros, depois que uma possível parceria foi descartada.
Hoje, mostraremos o caso do Economia em Pauta que tem a maior parte da sua audiência vinda de resumos de outros portais.
O que é o portal Economia em Pauta?
De acordo com o próprio site, “a plataforma funciona como uma ponte, que conecta os principais sites e especialistas do Brasil aos leitores que buscam adquirir informações específicas através da internet.“
Ou seja, o portal é conhecido por ser uma ponte entre os conteúdos já existentes e os leitores (o Google não serviria para isso?). Na maior parte dos casos, os conteúdos são os primeiros 50 caracteres de outras notícias.
De forma, positiva, apenas os primeiros caracteres das páginas são copiados. Para ler o restante, a pessoa deve acessar o site de origem.

Google beneficiou o portal na última atualização
Em agosto, não período final da última atualização de núcleo, o portal foi beneficiado com um crescimento orgânico que passa dos 100%, se acordo com a Semrush. Veja o gráfico consolidado de visitas orgânicas nos últimos meses.

Ao olhar para posicionamento e palavras-chave, vê-se também o crescimento, que continua em setembro:

Observe que, muitas vezes, o portal ocupa o lugar de outro em notícias sobre investimentos em geral. No caso abaixo, o portal utilizando conteúdo do site Eu Quero Investir, aparece no espaço de Top Stories, enquanto o site fonte não está presente:

Observe, neste outro exemplo, como o conteúdo do Economia em Pauta é o mesmo apresentado por O Globo:

Quais os significados disso?
Em primeiro lugar, deve-se cair por terra que o Google realmente considere, como fator textual, algo relacionado à qualidade. Como Não é Agência tem ressaltado várias vezes, a Big Tech tem grande dificuldade em analisar uma página de um domínio, principalmente relacionada a notícias.
Isso significa que o Google tende a considerar o que ele entende de maneira geral sobre um domínio ao classificar uma página.
Além disso, quando nos deparamos com agregadores que não criar nada de conteúdo, até mesmo a ideia de conteúdo útil fica em segundo plano. No caso desse domínio, a maior parte do conteúdo é de outros sites.
Por fim, e talvez o mais triste, é entender que sites repetidores de informação estão ocupando os locais nas páginas de busca que deveriam ser de produtores reais de conteúdo. Isso, mais uma vez, mostra a incapacidade do Google em avaliar e escolher os melhores portais.
Ou seja, nem mesmo é preciso produzir algum conteúdo para aparecer em notícias e nas páginas de busca.
O que diz o Economia em Pauta?
De acordo com o portal, o site faz curadoria jornalística, resumindo conteúdos de terceiros com link direto para a matéria original e identificação do veículo de origem. O objetivo é direcionar tráfego qualificado para os sites parceiros, respeitando direitos autorais e integridade editorial.
Também adicionaram possíveis benefícios para os participantes:
Esse processo traz benefícios relevantes:
- Tráfego qualificado direcionado para o site de origem — nossa plataforma já é, para diversos veículos, a principal fonte diária de acessos.
- Visibilidade ampliada junto a um público segmentado e engajado, interessado exatamente nos temas abordados pelo portal parceiro.
Adicionalmente, ressalto:
- Estamos há 8 anos realizando esse trabalho e até hoje não recebemos pedidos de remoção — ao contrário, diversos veículos nos procuram para participar voluntariamente da curadoria.
- Em casos específicos de sites em que não houve solicitação formal de inclusão, buscamos manter conexão com representantes via LinkedIn, de forma transparente. ( https://www.linkedin.com/in/revistaeconomiaempauta?utm_source=share&utm_campaign=share_via&utm_content=profile&utm_medium=android_app)
- Caso qualquer veículo manifeste o desejo de ser removido, o atendimento será imediato e integral, em respeito à decisão editorial.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/

