Humoristas fazem humor, certo?
Mas, algumas vezes, podem produzir notícias também. No programa Aberto ao Público, da Globo, humoristas na companhia de Gil do Vigor, conseguiram criar notícias falsas na Internet. Inclusive, com o apoio do Google AI Overviews.
Contexto
No programa, Maurício Meirelles, em posse do smartphone de Gil do Vigor, criou uma postagem no Instagram. O conteúdo dizia que Ana Maria Braga teria presenteado o ex-BBB com uma Llama.

Naturalmente, em poucos minutos, diversas pessoas comentaram a publicação, inclusive famosos. Entretanto, Maurício Meirelles, ainda durante o programa, esperava ver portais publicando conteúdo baseado na postagem de Maurício no Instagram de Gil.
Veja o vídeo completo:
E foi exatamente o ocorrido. Durante o próprio episódio, o programa mostrou exemplos de portais que utilizaram a postagem para criar conteúdo. Veja:

Dezenas de portais fizeram conteúdos relacionados ao assunto.

Com tantas fontes, até mesmo a AI Overviews teve destaque na esquete.

Até o presente momento, os resultados ainda garantem que Gil do Vigor foi presenteado com uma Llama:

Diversas páginas ainda estão ativas noticiando o falso presente:

O problema
Há algumas semanas, problematizamos as vastas possibilidades de reescrever o passado com o auxílio de Inteligência Artificial Generativa. Nesse caso, o caminho é diferente: trata-se sobre criar histórias inexistentes e exibí-las como reais.
Como dificuldade maior, os chats de IA tornaram-se verificadores de fatos. Como vimos na imagem acima, eles respondem com propriedade quando perguntados se algum evento realmente ocorreu. “Sim, a apresentadora presenteou”.
Ou seja, mesmo que o fato tenha sido uma peça humorística, ele ainda é lembrado pela Inteligência Artificial como um evento real.
Nos próximos dias, alimentado por esta matéria, é possível que os chats de IA modifiquem suas respostas. Entretanto, para fatos que não sejam desmentidos por outros portais, a possibilidade de criar e reescrever a história é real.
O cuidado
Mais uma vez, o jornalismo profissional deve ser o mais cuidadoso possível ao noticiar. Embora, de certa forma, esquetes humorísticas sejam raras, contas podem ser invadidas ou mesmo famosos podem brincar com a opinião pública.
Como neste caso analisado, o resultado foi a ridicularização desse tipo de conteúdo, inclusive do próprio Google. O programa mostrou bem o quão fácil é gerar ruídos nas redes sociais, alimentar portais com notícias falsas e, até mesmo, abastecer modelos de Inteligência Artificial.
Caso algum dos jornalistas tivessem procurado as respectivas assessorias para entender sobre o presente, se é que a temática merecesse um conteúdo, as notícias não teriam sido criadas.
A busca incessante por cliques mina a devida apuração e leva portais a apenas repercutir o que as redes dizem, independemente se as informações são verídicas.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
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