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4 a cada 10 usuários começam suas pesquisas no Pinterest; usuários preferem a rede ao Google

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O Adobe trouxe em abril o resultado da sua pesquisa com 800 usuários e 200 empresas para entender o uso do Pinterest como mecanismo de pesquisa pelas pessoas, e o resultado surpreende. 

Quase 40% dos usuários responderam que preferem utilizar o Pinterest, por conta da experiência oferecida, do que utilizar o Google. Os usuários que fazem parte da Geração Z, os chamados “Gen Z”, são os que mais utilizam o Pinterest ao invés do Google. 

Usuários preferem Pinterest ao Google 

Segundo a pesquisa, 36% dos usuários preferem utilizar o Pinterest. Observando o recorte geracional, 39% dos usuários “Gen Z” utilizam a ferramenta do Pinterest como um mecanismo de busca. 

Além disso, 24% das empresas entrevistadas afirmaram que utilizam o Pinterest e que devem ampliar o investimento para o canal no próximo ano. Por fim, 80% das empresas também afirmaram que o Pinterest gera um engajamento maior do que em outras plataformas. 

Por que utilizar o Pinterest? 

Os usuários que responderam ao questionário da Adobe afirmaram que preferem utilizar o Pinterest pelos seguintes motivos: 

  • Os resultados de busca visual são melhores que os da busca tradicional; 
  • Os resultados são mais acurados e melhor selecionados; 
  • Raramente os resultados são de baixa qualidade ou gerados por IA.

Por que isso é importante? 

Assim como o TikTok e o Instagram, o Pinterest parece estar sendo o mecanismo de busca preferido para os usuários que estão em busca de produtos, receitas ou ideias online. Graças à busca por imagens, resultados de curadoria e uma interface amigável, o Pinterest acaba sendo mais atrativo que o Google. 

As empresas já estão enxergando nas redes sociais a possibilidade de utilizarem estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para atraírem mais tráfego e construírem autoridade de marca na internet. 

Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

Gabriel Saldanha
Gabriel Saldanha
Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

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