23.1 C
São Paulo
segunda-feira, maio 19, 2025
HomeSEOPesquisaExecutivos afirmam que queda de tráfego no Google Search é inevitável

Executivos afirmam que queda de tráfego no Google Search é inevitável

Data:

Sumário

Segundo documentos internos do Google datados do mês de outubro, um dos executivos do Google especialista em search afirma que a queda de tráfego no Google Search é “inevitável”.

Ainda conforme o documento, existe a intenção de acelerar a monetização do Gemini com a inclusão de ads o mais rápido possível. Uma das ideias é a criação de uma “estratégia conectada” em que o Gemini potencialize as pesquisas, e a criação de experiências de compras dentro do Gemini, semelhante ao que existe no ChatGPT.

Nos últimos anos, o Google disponibilizou diversas features baseadas em IA que afetaram drasticamente o comportamento das buscas. Vale destacar que o Google lucrou $ 200 bilhões em 2024 com as pesquisas.

Outra informação importante no documento dos executivos do Google é a preocupação com a perda do tráfego para o ChatGPT. Conforme os executivos, Liz Reid, Vidhya Srinivasan, and Nick Fox, eles possuem três opções:

“We have 3 options: (1) Search doesn’t erode, (2) we lose Search traffic to Gemini, (3) we lose Search traffic to ChatGPT. (1) is preferred but the worst case is (3) so we should support (2)”

“Temos 3 opções: (1) Não perdemos pesquisas no Search, (2) Perdemos o tráfego de pesquisas para o Gemini, (3) Perdemos o tráfego de pesquisas para o ChatGPT. (1) é o cenário preferido, mas o pior cenário é o (3), então devemos buscar fortalecer o cenário (2).”

Ou seja, o tráfego vindo da busca do Google e Ads deve manter uma queda constante e o Google já se prepara para potencializar o Gemini para que ele tenha sucesso, não deixando o ChatGPT tomar esse lugar no mercado.

Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

Gabriel Saldanha
Gabriel Saldanha
Gabriel Saldanha é especialista em SEO e marketing digital, com foco em crescimento orgânico, dados e performance. Atua ajudando empresas a atrair mais tráfego qualificado e converter resultados no digital.

Últimos Conteúdos

Grande player do mundo dos concursos perde quantidade significativa de tráfego

Com as últimas notícias sobre a queda inevitável de tráfego vindo...

Google diz repensar toda stack de busca, considerando LLMs como protagonistas

Um novo documento judicial do julgamento do Departamento de...