Google Discover: em educação houve quem preferisse falar animais de estimação para ter tráfego

Willian Porto
3 Min Read

O Discover no Brasil tem mudado bastante. Infelizmente, não podemos dizer que é para melhor. Um dos mercados mais afetados nos últimos meses foi o de educação. No período, alguns sumiram enquanto outros se adaptaram e mudaram bastante o conteúdo produzido para Discover.

Veja a análise da categoria.

Exames e testes

Aqui, temos conteúdos relacionados aos mais variados exames, como concursos e vestibulares. Nesse universo, as mudanças algorítmicas chegaram mais cedo. No dia 25 de março o Discover atinge seu último topo. Embora continue em funcionamento, está com uma quantidade muito menor de publicações. Observe o gráfico fornecido por DiscoverSnoop:

Quanto à visibilidade, a notícia também não é boa. Depois do dia 25 de março não tivemos nenhum dia tão positivo quanto antes. Neste momento, a área vive de migalhas:

- Assine nossa Newsletter -

Listas de Emprego

Outra possibilidade em educação são as listas de emprego. Elas são mais promissoras que os conteúdos classificados como testes. Nesse caso, as páginas estão mais focadas nas vagas do que nos concursos, especificamente.

Confira:

Quantidade de publicações que aparecem para essa categoria

Ainda assim, a visibilidade desses mesmos conteúdos está longe de ser o que já foi antes:

Visibilidade de vagas de emprego

Ou seja, pode-se dizer que os tempos áureos se foram. Um dos players, pensando nisso, preferiu apostar em outras coisas.

Concursos no Brasil muda seu foco editorial para continuar viva no mercado.

É melhor sair da categoria?

Destaque para Concursos no Brasil que conseguiu manter uma parcela relevante do seu tráfego trocando de conteúdo. Vejam que não há nenhuma categoria relacionada com educação:

- Assine nossa Newsletter -
Categorias que Concursos no Brasil aparece.

Nesse caso, Concursos do Brasil fala sobre assuntos gerais, incluindo animais e família.

Audiência esperada em Discover para Concursos no Brasil

Observe que a empresa conseguiu voltar a um patamar próximo ao anterior nos dias finais de maio.

Para isso, a empresa criou /artigos para falar de conteúdos que não tem relação com o tema do site:

- Assine nossa Newsletter -
Parte de /artigos de Concursos no Brasil

Outros morreram

Deve-se registrar também a queda do Estratégia, que está na lista de maiores portais de educação do Brasil:

Estratégia Concursos – Visibilidade em Discover

As mudanças em Discover trouxeram poucos vencedores. A maioria perdeu. Alguns, entretanto, preferiram se reinventar. Mesmo que isso custe uma mudança grande editorial.

Nesses novos tempos, muitos publishers precisam escolher entre manter o negócio funcionando ou morrer abraçado com suas escolhas editoriais. Novamente, é preciso dizer, o Google tem muita responsabilidade nisso.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo