Quem nunca ouviu a ideia antiga de que produzir conteúdo de qualidade para o Google era suficiente para classificar nas primeiras posições?
A visão moderna dessa ideia reside em dizer que as melhores respostas são consideradas pelos resultados generativos.
Se, por um lado, definir o que são melhores respostas para humanos já é complexo, por outros, os modelos mostram claras preferências por alguns resultados, ainda que eles não consigam explorar a complexidade daquilo que foi pesquisado.
Um dos exemplos disso é a Hubspot Community.
O que é a Hubspot Community?
Teoricamente, a HubSpot Community é a comunidade oficial da HubSpot, um espaço online colaborativo onde usuários, parceiros e profissionais de marketing, vendas, atendimento e tecnologia podem:
- Tirar dúvidas sobre o uso do HubSpot (CRM, Marketing Hub, Sales Hub, Service Hub etc.).
- Compartilhar boas práticas e casos de sucesso.
- Trocar experiências com outros usuários.
- Aprender com conteúdos publicados pela própria equipe HubSpot e por especialistas da comunidade.
- Sugerir melhorias e dar feedback sobre os produtos HubSpot.
Entretanto, na prática, a ferramenta tem sido utilizada para outros fins, como conseguir manipular os resultados de busca generativos, no caso, o AI Overviews.
Manipulação
Observe os resultados para a busca sobre ferramentas sobre “local seo” e como as páginas de comunidade do Hubspot aparecem em destaque tanto na busca tradicional quanto nos resultados generativos.

Observe como o post original citava as empresas que apareceram em AI Overviews:

Jack Show mostrou o seu processo neste vídeo do Youtube. Basicamente, o usuário criou conteúdo na Comunidade Hubspot citando as ferramentas como melhores para local SEO. Em menos de 24 horas, AI Overviews já tinha exibido as sugestões dele.
Neste momento, a Hubspot excluiu o post após a repercussão.
Entretanto, o ponto mais importante é entender como os resultados generativos são voláteis a plataformas e sites autoritativos.
Em outras palavras, sabendo onde colocar um conteúdo, há uma grande chance de conseguir se classificar para perguntas específicas.
Isso também contradiz a ideia crescente de que basta responder as perguntas que as pessoas fazem com qualidade e as ferramentas generativas escolheram como resultado.
Embora resultados quantitativos já mostrem que portais como Wikipedia e Reddit são preferidos, ainda há alguma resistência em entender a dinâmica de preferência a certas plataformas e portais. Embora tal interesse não seja o mesmo em todos os países, sempre há uma escolha. Como mostramos em nosso exemplo brasileiro, cada modelo tem sua preferência de citação e de pulverização de portais.
Por isso, o spam continua sendo uma das principais formas de manipulação de AI Overviews.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/