Exclusivo: editores cogitam processar Google por Discover
Nos últimos dias, temos acompanhado toda bagunçada causada por atualização no sistema de Discover do Google. Relatamos a queda superior, em alguns casos, a 80% de portais de notícias.
Após isso, fizemos uma análise, momentânea, de quais tinham sido os destaques positivos e negativos.
Ainda assim, a repercussão no Brasil em relação ao assunto é muito pequena, levando portais estrangeiros a tocarem no tema.
Agora, com o fechamento do mês, nos propomos a uma nova análise: nos debruçamos sobre os portais que cresceram nos últimos dias.
Analisamos 500 sites de notícias com ajuda de SEMRush e SimilarWeb. Destes 136 apresentaram alta, enquanto os demais 364, queda.
Ou seja, é possível afirmar que mais de 70% dos sites analisados apresentaram alguma queda no mês. Dessa forma, subentende-se que o Discover atual está concentrando tráfego em alguns players.
Deve-se esclarecer que os editores não têm, na maioria dos casos, nenhuma culpa pelas quedas. Elas se devem, principalmente, a mudanças no produto do Discover. Ou seja, é mito que envolvimento com bets causou o movimento.
Metodologia
Como metodologia de trabalho, elencamos apenas os sites que tiveram no mínimo 200 mil de tráfego direto no mês de março.
Então, após isso, fizemos um comparativo entre o mês de março e abril.
Como as principais ferramentas do mercado não consideram o tráfego proveniente de Discover de maneira desagrupada, consideramos, aqui, todo tráfego direto.
Por isso, desconsideramos queda ou acréscimo maior ou menores que 5%.
Outra limitação é a quantidade de sites incluídos. Sabemos que a variedade é maior do que listamos. Usamos aqui os dados disponibilizados pelas ferramentas para sites de notícias. Sabemos que há mais portais que não foram considerados aqui, que , provavelmente, serão incluídos em outras listagens no futuro. Tome como exemplo um site de noticias de finanças que não foi catalogado como notícias.
Grandes vencedores
Aqui, elencamos 39 portais de conteúdo que corresponderam ao mínimo de tráfego estipulado.
Separamos também por tipo de veículo. Nesse caso, quando o portal pertence a outra marca ou conglomerado, anotamos o respectivo nome. Por outro lado, separamos como Independente os portais que não apresentam expediente ou equipe responsável. Como veículo, todo site que tem registrado equipes e informações claras da empresa.
Por fim, segmentamos também por tipo de notícia, que pode ser: geral, regional, segmentada, futebol clube, clube de futebol, +18 e Miscelânea.
Separamos como notícia segmentada toda informação destinada a um público especifico. Miscelânea para conjunto de informações distintas, como horóscopo e notícias não catalogadas em demais categorias.
Dados
Domínio | Aumento de tráfego (%) | Tipo de veículo | Tipo de notícia |
defatoonline.com.br | 95,9 | gB Midia | Notícia Geral |
omunicipioblumenau.com.br | 85,0 | Grupo O Município | Notícia Regional |
supervasco.com | 65,8 | GP1 | Futebol Clube |
direitaonline.com.br | 60,9 | Independete | Notícia Segmentada |
flamengo.com.br | 37,5 | Clube de Futebol | Clube de futebol |
diariodocomercio.com.br | 35,7 | Veículo | Notícia Segmentada |
cartacapital.com.br | 35,4 | Veículo | Notícia Segmentada |
uai.com.br | 33,6 | Diario Associados | Notícia Geral |
atrocidades18.net | 30,8 | Independente | 18 |
nsctotal.com.br | 27,7 | NSC Total | Notícia Regional |
diariodolitoral.com.br | 27,0 | Veículo | Notícia Regional |
netflu.com.br | 26,9 | Independente | Futebol Clube |
portalnovonorte.com.br | 26,4 | Veículo | Notícia Regional |
misteriosdomundo.org | 23,9 | Independente | Miscelância |
explosaotricolor.com.br | 22,4 | Independente | Notícia Clube |
nfnoticias.com.br | 22,1 | Veículo | Notícia Regional |
trbn.com.br | 19,8 | Veículo | Notícia Regional |
horoscopovirtual.com.br | 18,9 | 9 Giga | Miscelância |
faroldenoticias.com.br | 18,8 | Veículo | Notícia Regional |
jmonline.com.br | 17,0 | JM | Notícia Regional |
folhavitoria.com.br | 16,3 | Rede Vitória de Comunicação | Notícia Regional |
goal.com | 16,2 | Veículo | Futebol Geral |
atribuna.com.br | 16,1 | Veículo | Notícia Regional |
portalcorreio.com.br | 14,2 | Sistema Correio | Notícia Regional |
hojemais.com.br | 13,1 | Sistema Agitta | Notícia Regional |
sonoticiaboa.com.br | 13,0 | Independente | Miscelância |
portaldozacarias.com.br | 12,3 | Veículo | Notícia Regional |
topmidianews.com.br | 11,0 | Veículo | Notícia Regional |
ocafezinho.com | 10,9 | Independente | Notícia Segmentada |
outraspalavras.net | 10,2 | Veículo | Notícia Segmentada |
em.com.br | 10,1 | Diario Associados | Notícia Geral |
oglobo.com.br | 8,9 | Globo | Notícia Geral |
brasildefato.com.br | 7,0 | Veiculo | Notícia Segmentada |
correiodoestado.com.br | 6,3 | Veículo | Notícia Regional |
ecbahia.com | 6,2 | Veículo | Futebol Clube |
campograndenews.com.br | 5,9 | Veículo | Notícia Regional |
alagoas24horas.com.br | 5,2 | Independente | Notícia Regional |
aloalobahia.com | 5,1 | Correio 24 horas | Notícia Regional |
Dica: Você pode fazer análise parecida com o Competitive Research da SEMRush. Teste por 7 dias grátis.
Tipo de veículo
No geral, pode-se perceber que apenas 23% dos portais foram catalogados como Independentes.
Além disso, dois sites do Diários Associados apareceram na lista.

Por tipo de conteúdo
Como grande destaque, aparece a notícia regional. Quase metade dos grandes vencedores estão relacionados com veículos locais. Os portais segmentados também tiveram destaque (15%), seguidos de futebol (13%).

Discussão
Como já relatamos aqui, é difícil traçar um claro paralelo para os vencedores. Entretanto, algumas situações nos chamam atenção.
Idade dos sites
Nenhum dos sites relatados foi lançado antes de 2020. A maioria deles tem algo superior aos 10 anos de lançamento.
Quantidade de sites vencedores
Dos sites analisados, apenas cerca de 25% tiveram acréscimo no último mês. Ou seja, confirmamos uma tese anterior de que a pluralidade e a ultra-segmentação foram substituídas por sites específicos (isso será abordado nos próximos dias aqui).
Teoria dos slots
Explicando melhor, tome por exemplo as paginás de esporte. As que tiveram quedas são muito mais numerosas que as tiveram acréscimo de tráfego (sim, isso é um spoiler).
De acordo com o que tenho visto em vários exemplos de entrega de Discover, o Google tem preferido entregar conteúdos de um único site em vez de entregar 5 conteúdos distintos de sites distintos.
Cenário A
Aparentemente, as segmentações deixam de ter um caráter tão fundamental no Discover. Em vez de receber uma onda de conteúdos sobre portais e assuntos em que você interage com frequência, você recebe apenas alguns de uma mesma fonte.
Antes | Agora |
Site X – Esportes (3) | Site Z – Esportes (1) |
Site Y – Esportes (2) | Site B – Tecnologia |
Site Z – Esportes (1) | Conteúdo geral |
Site A – Tecnologia | Conteúdo geral |
Site B – Tecnologia | Conteúdo geral |
Conteúdo geral | Conteúdo geral |
Nesse sentido, pensando no portal X, ele simplesmente deixou de aparecer. O Site Z, por outro lado, continua aparecendo, entretanto, a entrega é basicamente a mesma de antes (não deve ver alterações de tráfego).
Por outro lado, os conteúdos gerais que se baseiam em segmentações menores têm aparecido com maior frequência. Por isso as noticias regionais e gerais foram as maiores vencedoras.
Cenário B
Em alguns casos, notamos que determinados sites aparecem apenas alguns dias.
Nessa situação, não há um vencedor (nem neutro). Todos são perdedores. Os sites que apareciam todos os dias, começam aparecem em dias alternados (ou exploradicamente).
Dia 1 | Dia 2 |
Site Z – Esportes (1) | Site Y – Esportes (1) |
Site B – Tecnologia | Site A – Tecnologia |
Conteúdo geral | Conteúdo geral |
Conteúdo geral | Conteúdo geral |
Conteúdo geral | Conteúdo geral |
Conteúdo geral | Conteúdo geral |
De forma geral, os sinais de engajamento parecem ter se tornado quase que irrelevantes.
Com eles, víamos um crescimento por vezes perigoso a partir do canal de Discover. Há relatos de portais que chegaram a 100 mil visitas diárias após apenas alguns messes de projeto.
Dessa forma, o algoritmo que era quase um Tiktok, tem se parecido mais com o principal de Pesquisa. Preferência por portais com autoridade e consolidados no mercado.
Na dúvida, prefere mostrar outro mesmo que não seja especializado.
Palavras (não tão) finais
Tenho recebido diversas mensagens (mande a sua também!) de profissionais e empresários desesperados. Do dia para noite o tráfego se foi. E quando falamos em portais de notícias, frequentemente, a visita é uma conversão.
Temos cerca de 21 dias das mudanças do Google. O curto período nos impede de ter uma estrutura mais rigorosa de pesquisa. Por isso, estamos fazendo em parte.
A ideia principal aqui é dar munição para que profissionais de SEO, editores e empresários possam, de alguma forma, entender o movimento e tentar agir.
Nos próximos dias abordaremos questões importantes, como os sites que tiveram queda, bem como as postagens que deram certo de portais como os que estão descritos aqui.
Por isso, peço encarecidamente. Ajude-nos visitando o portal e compartilhando esse conteúdo. Nos ajude também enviando a movimentação que está ocorrendo com o seu site.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/