17.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 29, 2025
HomeSEOAI Overviews do Google já atinge mais de 1.5bi de pessoas e...

AI Overviews do Google já atinge mais de 1.5bi de pessoas e preocupa especialistas em SEO

Data:

Conteúdo Relacionado

Google Discover: Google tem privilegiado determinados sites?

Noticiamos recentemente a queda em Google Discover para diversos...

Google Discover: portais de notícias relatam quedas acima de 80%

Profissionais de conteúdo e de SEO relacionados à conteúdo...

YouTube testa AI Overviews em clipes de vídeos; confira!

O YouTube começou a testar um novo recurso de AI...

Crescimento explosivo da ferramenta levanta debates sobre visibilidade, tráfego orgânico e o futuro do SEO

Durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2025, Sundar Pichai, CEO da Alphabet, revelou um dado impressionante: o recurso AI Overviews do Google já alcança 1,5 bilhão de pessoas por mês. O anúncio foi feito durante a apresentação de resultados financeiros, que também destacaram uma receita trimestral de US$ 90,2 bilhões — um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

O que são os AI Overviews?

Lançados em maio de 2024, os AI Overviews são respostas geradas por inteligência artificial que aparecem no topo da página de resultados do Google, substituindo (ou abafando) os tradicionais links orgânicos em diversas buscas.

Mesmo após algumas sugestões equivocadas no lançamento, o Google continuou a expandir a ferramenta — incluindo novos tipos de buscas, atualizações de precisão e até mesmo a inserção de anúncios dentro desses resumos gerados por IA.

Um alerta para profissionais de SEO

Com 1.5 bilhão de usuários mensais sendo impactados pelos AI Overviews, a preocupação de profissionais de marketing e SEO cresce: estamos perdendo o espaço que antes era dominado pelo conteúdo orgânico?

As principais preocupações incluem:

  • Queda no CTR (click-through rate) de resultados orgânicos tradicionais;
  • Menor visibilidade para sites que antes ocupavam o topo do Google;
  • Dificuldade de mensurar impacto real nos acessos e conversões;
  • Falta de transparência sobre a origem e critérios da resposta gerada por IA.

Além disso, o Google confirmou que o AI Overviews decide quando aparecer com base no comportamento do usuário, tornando o jogo ainda mais imprevisível.

O Google quer ser mais que um buscador

Os AI Overviews são apenas uma parte da estratégia mais ampla do Google com IA. No mesmo trimestre, a empresa:

  • Lançou o modelo Gemini 2.5 Pro;
  • Apresentou ferramentas de podcast por IA usando o Deep Research do Gemini;
  • Anunciou que o Google Assistant será substituído pelo Gemini em celulares, carros, fones e até smartwatches.

Em outras palavras: o Google não está apenas testando IA — está reposicionando todo o seu ecossistema com ela no centro.

O que fazer agora?

Se você trabalha com SEO ou marketing de conteúdo, este é o momento de:

  • Investir ainda mais em conteúdo de autoridade e confiável;
  • Fortalecer a confiabilidade do seu domínio por meio de boas práticas de SEO técnico e estratégias de relações públicas digitais;
  • Focar em métricas comportamentais, como tempo na página e engajamento;
  • Considerar estratégias de diversificação de tráfego (como newsletters, redes sociais e buscadores alternativos).

Conclusão: o futuro do tráfego orgânico está em jogo

Com o alcance massivo dos AI Overviews e seu posicionamento dominante nos resultados, é evidente que a paisagem do SEO está mudando rapidamente. O desafio dos próximos meses será entender como coexistir — ou se destacar — dentro de uma busca cada vez mais mediada pela inteligência artificial.

willianporto
willianportohttps://naoeagencia.com.br
Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de SEO, tendo participado de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone, além de Portais de Noticia, como Folha Dirigida e Central da Toca. É fundador do "Não é Agência!"

Últimos Conteúdos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here