Com as últimas notícias sobre a queda inevitável de tráfego vindo da página de buscas do Google, analisamos três players do mercado de concursos públicos para entender o tráfego de cada um e o posicionamento dos três no ano de 2025.
Os três players que analisamos foram o Estratégia Concursos, o Gran Cursos Online e o Qconcursos. Escolhemos somente os subdomínios ou subdiretórios responsáveis pelas notícias sobre os concursos públicos em todo o país:
- Estratégia: estrategiaconcursos.com.br/blog/
- Gran: blog.grancursosonline.com.br
- Qconcursos: folha.qconcursos.com
Lugares bem estabelecidos
Quando olhamos o histórico de desempenho orgânico no Semrush, temos uma visão muito clara sobre o posicionamento de cada um.
Nos últimos dois anos, o Estratégia e o Gran se alternavam entre o primeiro e o segundo lugar para os termos da SERP. Enquanto isso, a Folha Dirigida (Qconcursos) seguia bem atrás no terceiro lugar.
Isso aconteceu até o mês de dezembro de 2024, em que a Folha Dirigida começou a receber um volume mais relevante de visitas e, em março, ultrapassou o Gran pela primeira vez.
Observando o gráfico, vemos que a Folha Dirigida (Qconcursos) foi beneficiada nos Google Core Updates de junho e dezembro de 2024.
Enquanto isso, o blog do Gran foi impactado negativamente no Core Update do mês de agosto, tanto em tráfego (gráfico 1), como em relação aos termos orgânicos indexados na SERP.
A importância dos recursos na SERP
A grande pergunta que fica é como a Folha Dirigida (Qconcursos) conseguiu ocupar o segundo lugar no mês de março de 2025 e superar o Blog do Gran pela primeira vez nos últimos dois anos.
E a resposta está justamente na SERP, mas não nos resultados de pesquisa, mas sim nos recursos da SERP.
Nos últimos meses, tanto o Gran como o Estratégia vêm apresentando uma tendência de queda no tráfego vindo da SERP. Segundo o Semrush, no mês de março de 2025 as quedas foram de:
- Estratégia: 20% em relação ao mês de fevereiro;
- Gran: 26% em relação ao mês de fevereiro.
A Folha Dirigida (Qconcursos) apresentou uma leve melhora quando olhamos o MoM, porém muito tímida para conseguir alcançar o segundo lugar, cerca de 1% de aumento.
No entanto, no mês de março, após um Core Update do Google, a Folha Dirigida (Qconcurso) dobrou praticamente o seu tráfego vindo dos recursos da SERP.
Esse aumento aconteceu também com o Estratégia e o Gran. Com o Estratégia, o aumento também foi bem expressivo:
Mas, com o Gran, o aumento não foi o suficiente para garantir a segunda posição do player no que diz respeito a noticias sobre concursos públicos.
O que são os recursos da SERP?
Os recursos da SERP são os snippets que aparecem na página do resultado de pesquisa e são diferentes da lista de links e pequenas descrições. Entre os principais estão:
- Snippets em destaque
- Visão geral de IA
- Notícias principais
- Painel de conhecimento
- Bloco de imagens
- Pessoas também perguntas
- Vídeo
Qual recurso da SERP foi o mais importante?
Analisando o tráfego dos players para entender qual foi o recurso que mais impactou nessa mudança de posicionamento, chegamos à conclusão de que o “Notícias principais” foi o grande motor para a Folha Dirigida (Qconcursos) ultrapassar o Gran.
Mesmo com menos termos ranqueados, aparecer no recurso ajudou o portal a ter um pico de tráfego orgânico mais alto que o seu concorrente.
O Gran teve um total de 67,7k palavras-chave indexadas nos recursos da SERP, apenas cerca de 1,4k apareceram no recursos de notícias principais.
Já a Folha Dirigida (Qconcursos) teve um total de 26k palavras-chave indexadas nos recursos da SERP, porém cerca de 3,8k apareceram no recurso de notícias principais.
SEO é muito mais que a lista de resultados da SERP
Com essa análise, vemos que aparecer em primeiro lugar em uma SERP que está cada vez mais disputada e poluída não é a única estratégia para a aquisição de tráfego orgânico. Observar as atualizações do Google e otimizar seus conteúdos para os recursos da SERP desempenham um papel fundamental na busca por usuários.
No universo dos players analisados, o recurso de notícias principais é um dos caminhos principais dos usuários para os sites e o Gran precisa rever como melhorar o desempenho nesse recurso para não ficar para trás e arriscar ser ultrapassado novamente pela Folha Dirigida (Qconcurso).
Por mais que o Gran e o Estratégia dominem o recurso de “pessoas também perguntam”, o tráfego de “notícias principais” se torna muito mais relevante e importante no universo dos concursos públicos.
SEO deve ser visto como estratégia multicanal
O caso do Gran mostra como uma estratégia de SEO é multifacetada e deve ser vista de forma complexa.
O domínio conta com pontos de aquisição diferentes:
- questões de concursos (predominantemente ocupado pelos “links azuis”);
- notícias em Top Stories (Notícias Principais);
- conteúdo evergreen (com predomínio de “links azuis”);
- conteúdo que aparece em Discover (um local que teve quedas seguidas nos últimos meses).
Nesse sentido, a dificuldade da empresa é gerir uma quantidade de conteúdos diferentes que possam desempenhar bem.
Nesse sentido, o mais importante é pensar em como todas as estratégias adotadas podem ter o melhor resultado possível em conjunto. Caso contrário, como acontece com certa frequência, a tendência é ver períodos em que um dos canais sobressai mais do que deveria, acompanhado de queda generalizada depois.
Um dos pontos mais controversos do site analisado era a repostagem de conteúdo antigo, como se fossem novas. Além disso, embora tenha funcionado (e, de certa forma, ainda funciona até hoje), a ideia de ter conteúdo de notícias e conteúdo eterno numa mesma plataforma e em um mesmo momento pode ser arriscado.
Em alguns momentos, o Google pode ter dificuldade em entender se o site é um canal de notícias ou um típico blog.
Principalmente em mercados competitivos, em que a autoridade dos portais tendem a ser parecidas, é essencial contar com:
- sinais confiáveis (não tente enganar o Google fornecendo sinais falsos, como datas de criação de conteúdo);
- cobertura típica de um site de notícias, valendo entender se é realmente interessante em longo prazo ter conteúdos tão longos;
- estrutura de navegação sem botões ou links únicos, o que dificulta o Google a encontrar novos conteúdos ao longo do tempo.
Veja, no gráfico abaixo, como a queda de visitas gerais é repentina. Da mesma forma, é possível ver que a Folha Dirigida praticamente ocupa todo lugar deixado pelo Gran. Posteriormente, a própria Folha é atingida no movimento de queda do Discover.

Poderia-se imaginar que a queda dependeu de apenas um canal orgânico. Mas não é verdade, como já mostramos.
Dados do Similarweb mostram uma queda próxima dos 50%.

Mesmo o tráfego direto teve quedas. Provavelmente relacionadas com uma queda natural de Discover. Aqui, registro como natural um movimento comum do algoritmo em rebaixar e elevar determinados sites segundo seus próprios requisitos. Diferentemente do que vimos em abril em que centenas de sites foram prejudicados apenas no Discover.

De forma clara, pode-se dizer que quando há quedas tanto em Discover quanto Search, há um problema interno. Provavelmente de natureza de qualidade. Isso significa que a empresa precisa revisar seus processos e ver o que pode estar sendo compreendido de forma negativa pelo motor de busca.
Ainda é possível um problema técnico, como alguma alteração de produto que modificou a estrutura de renderização, além de problemas com links internos, sitemaps ou mesmo de robots.txt.
Por outro lado, quando há quedas em Search ou Discover sem que o outro tenha sido impactado, é comum um problema técnico. Algo fez com que alguma linha de meta robots tenha sido eliminada ou alterada?
De forma geral, nesses casos, a reputação geral do domínio não foi afetada.
No caso do Gran, os proprietários pelo projeto devem se dedicar em encontrar possíveis falhas que tenham minado os principais canais orgânicos. Do lado de fora, aparentemente, estão relacionados com qualidade do domínio.
Nas próximas semanas, continuaremos acompanhando o caso e atualizando todos os leitores sobre alterações em um dos maiores sites de concursos públicos do Brasil.