17 C
São Paulo
sexta-feira, junho 13, 2025
HomeSEOGoogle relata problemas no serviço de Discover; resultados podem ser afetados

Google relata problemas no serviço de Discover; resultados podem ser afetados

Data:

spot_img

Sumário

Google divulgou problemas relacionados com Google Lens, Discover e Voice Search. Alguns usuários foram impactados. Não sabemos em quais regiões especificamente o problema ocorre.

De toda forma possíveis anomalias no tráfego podem ser explicadas por este evento. Entretanto, não conseguimos encontrar anomalias em nossos testes no Brasil.

Problemas no Discover podem estar relacionados à queda gera?

É bastante provável que a possível interrupção do Google Discover esteja relacionada com a instabilidade generalizada da internet que afetou diversos serviços online nesta quinta-feira (12).


Queda geral

A internet enfrentou um dia difícil nesta quinta-feira (12), com quedas que afetaram grandes áreas e prejudicaram o funcionamento de serviços essenciais como Google, Amazon, Spotify e Discord. As reclamações começaram por volta das 14h30 (horário de Brasília), impactando desde serviços de computação em nuvem, como Cloudflare e Google Cloud, até plataformas amplamente utilizadas.

O Google, por exemplo, ficou instável. Por volta das 15h40 (horário de Brasília), o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, registrava cerca de 1.270 reclamações de falhas, com as principais queixas focando em login (42%)websites (35%) e busca (23%). O Google Cloud, o serviço em nuvem da empresa, teve um número ainda maior de queixas, ultrapassando 2.500 no mesmo período.


Serviços afetados

A instabilidade não se restringiu ao Google. Amazon, Spotify, Discord, Cloudflare, OpenAI, Azure, Character.ai e até Pokemon Go registraram um aumento significativo no número de erros no Downdetector. Embora as reclamações tenham disparado por volta das 15h, elas já demonstravam uma queda por volta das 16h20.

Tanto o Google Cloud quanto a Cloudflare, provedores de serviços em nuvem essenciais, confirmaram a instabilidade e o impacto em seus clientes. A Cloudflare informou que a situação começou a normalizar por volta das 16h12, atribuindo o problema a uma “interrupção de terceiros”. Já o Google Cloud divulgou que seus engenheiros identificaram a raiz do problema e estavam aplicando as devidas medidas, embora sem previsão de reestabelecimento total. Locais no Brasil, incluindo São Paulo, foram listados entre as áreas afetadas.


O motivo

Até o momento, o motivo exato da queda generalizada ainda não foi divulgado. Em casos de instabilidade como este, a expectativa é que os serviços sejam reestabelecidos dentro de algumas horas. A diminuição no número de erros no Downdetector já é um indicativo positivo de que alguns serviços afetados estão começando a retornar.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Noticia, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Últimos Conteúdos