Melhores sites na busca tendem a ser mais citados em LLMs, diz ahrefs

Willian Porto
7 Min Read

Em meio às mudanças no Google, introduzindo AI Overviews e Modo IA, muitos Publishers e sites em geral ficam receosos quanto ao futuro. Aliado a isso, diversos profissionais e agências veem no momento uma forma de conseguir mais clientes, já que ninguém vai querer ficar de fora, não é mesmo?

Este artigo repercute a análise do ahrefs com a relação entre o tráfego de busca orgânica de um site e a frequência com que ele é citado em sistemas de busca baseados em Inteligência Artificial (IA), como Google AI Overviews, ChatGPT e Perplexity.

Os dados foram coletados pela empresa, monitorando menções em IA e compará-las com o tráfego orgânico mundial.

Principal Conclusão

Não é surpreendente que sites com maior tráfego na busca orgânica tradicional também sejam mais mencionados na Busca por IA. A popularidade de um site tende a persistir, mesmo com a mudança nos sistemas de busca.

- Assine nossa Newsletter -

Principais Pontos

Os destaques gerais são:

  • Correlação Geral: Todos os três sistemas (Google AI Overviews, ChatGPT e Perplexity) tendem a mencionar mais sites com maior tráfego, mas a força dessa relação varia.
  • Perplexity: Apresenta a maior alinhamento com o tráfego de busca orgânica dos sites.
  • ChatGPT: É o menos alinhado, mas se o Wikipedia não fosse um grande outlier, estaria muito mais alinhado.

Os Dados

A análise utilizou as 50 principais menções de sites no Ahrefs Brand Radar para cada sistema (Google AI Overviews, ChatGPT e Perplexity) em junho de 2025, comparando-as com seus respectivos tráfegos de busca orgânica mundiais.

As correlações de postos de Spearman para a parcela de menções versus o tráfego de busca em cada sistema são as seguintes:

Assistente de IASpearman RhoP-ValorCorrelação
Google AI Overviews0.470.0006Moderada
ChatGPT0.330.0515Fraca
Perplexity0.660.0000Forte

Análise Detalhada por Sistema

Veja agora o que cada modelo considera.

Google AI Overviews

O Google AI Overviews, sendo uma função do Google, mostra que sites com bom ranqueamento e alto tráfego orgânico no Google são também mais mencionados em suas visões gerais de IA.

- Assine nossa Newsletter -
  • Sites Favorecidos: Super-indexado em sites de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) como YouTube, Reddit e Quora, além da Wikipedia. Isso sugere uma forte dependência desses sistemas, ou que eles simplesmente contêm o tipo de conteúdo que as pessoas realmente procuram. Dessa forma, torna-se fácil até mesmo manipulá-la.
  • Sites Sub-representados: Menos indexado em sites de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok.
  • Wikipedia: Embora ranqueie bem no Google, a Wikipedia estava sub-representada em relação à popularidade do tópico em estudos anteriores, mas o Google parece estar corrigindo isso com os AI Overviews.

Confira o share de menções para a AI Overviews:

Share de Menções na AI Overviews – Fonte: ahrefs – Divulgação

ChatGPT

Mesmo sem um índice de busca tradicional, o ChatGPT apresentou uma correlação razoável com o tráfego de busca orgânica.

  • Dominância da Wikipedia: A Wikipedia é extremamente dominante nas menções do ChatGPT, aparecendo em 16,3% do total de consultas.
  • Notícias: Sites de notícias como a Reuters também são melhor representados. Sem a Wikipedia, a correlação entre menções e tráfego de busca seria muito mais forte.
  • Sites Sub-representados: Sites corporativos e de entretenimento não estão obtendo tanta visibilidade em comparação com o desempenho no Google.

Observe que, aqui, há dependência do sistema. Sites corporativos e de entretenimento têm maior dificuldade em ser citado. Ponto.

- Assine nossa Newsletter -

Confira o share de menções para o ChatGPT:

Share de Menções no ChatGPT – Fonte: ahrefs – Divulgação

Perplexity

Apesar de não ter um motor de busca tradicional, o Perplexity demonstrou a correlação mais forte com o tráfego de busca orgânica entre os sistemas estudados.

  • Sites Dominantes: YouTube (16,1%) e Wikipedia (12,5%) dominam as menções no Perplexity. Vários sites de saúde, como Healthline e MedlinePlus, também se destacam.
  • Sites Sub-representados: Redes sociais como Instagram, sites de entretenimento como IMDB, e alguns sites corporativos como Google e Microsoft estão sub-representados.

Confira o share de menções para o Perplexity:

Share de Menções no Perplexity – Fonte: ahrefs – Divulgação

SEO continua fundamental

Embora cada LLM (Large Language Model) possa ter preferências e algoritmos de ranqueamento distintos, dificultando uma otimização global e uniforme para todos eles, o bom desempenho no SEO tradicional continua sendo um primeiro passo crucial e muito importante.

Por outro lado, deve-se elencar as limitações de citação de cada sistema. Isso quer dizer que sites de entretenimento têm uma dificuldade natural em aparecer em alguns modelos, o que mina a ideia de otimização geral para generativas.

Estar bem posicionado na busca orgânica “clássica” significa que seu site já possui autoridade, relevância e uma boa estrutura técnica, fatores que são intrinsecamente valorizados por qualquer sistema que tente identificar as melhores fontes de informação.

Portanto, um forte SEO tradicional (incluindo a otimização para interagir e ser compreendido por sistemas generativos) estabelece a base para que um site seja reconhecido e citado pelos LLMs.

Nesse sentido, o SEO, em sua essência, torna-se ainda mais importante quando consideramos as complexidades e o alcance dos LLMs. Duvide de quem tente fazer da otimização para chats uma matéria diferente.

Considerações Finais

A correlação entre o tráfego de busca orgânica e as menções em buscas por IA é um resultado esperado. Para aumentar a visibilidade em sistemas de busca por IA, pode ser benéfico focar na criação de conteúdo em vídeo e na participação ativa em fóruns, pois esses sistemas parecem valorizar muito o conteúdo gerado pelo usuário. A criação de conteúdo enciclopédico, a menos que você seja o Wikipedia, parece ter um impacto limitado.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo