Google promove Modo IA na Pesquisa tradicional; empresa pode forçar adoção?

Willian Porto
2 Min Read

Google deseja promover o Modo IA, mostrando cards para que pessoas o utilizem

Destaques
  • Cards que levam pessoas para o Modo IA são exibidos na pesquisa tradicional
  • Nossa projeção mostra que, provavelmente, há menos 2% de adoção até o momento

Google está promovendo seu Modo IA de forma ostensiva. Após realizar uma pesquisa, um card de Modo IA tem aparecido para alguns usuários, como mostrou @AndellDam:

Fonte: @AndellDam

Veja o resultado em desktop:

Além disso, tem aparecido no Google Chrome:

E na página inicial:

- Assine nossa Newsletter -

Veja nossa análise completa:

Uso do Modo IA

A SimilarWeb analisou a adoção do Modo IA no mês de maio. Veja:

Fizemos uma previsão para tentar entender, dado o crescimento do primeiro mês, quais seriam resultados esperados. Vale lembrar, aqui, que as aproximações visam apenas a nos dar uma noção do atual estágio da ferramenta:

Nesse sentido, é possível que o Modo IA ainda tenha menos de 2% de adoção do público atual, o que pode fazer com que o Google queira acelerar o processo.

Atualização de núcleo pode estar relacionada?

O Google pode aproveitar a atualização de núcleo para tentar forçar ainda mais os resultados? De forma geral, as atualizações lidam mais com os resultados que com o design da busca. Mas nada impede que a empresa use artifícios que façam os usuários quererem usar o Modo IA.

- Assine nossa Newsletter -

Por exemplo, trazer mais resultados gerados pelos usuários na busca e um card para continuar a busca no Modo IA é um caminho possível. Outra possibilidade é piorar deliberadamente os resultados com o intuito de mostrar uma pesquisa superior.

Estamos monitorando a atualização no Brasil e no exterior.

- Assine nossa Newsletter -
Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo