A atualização do Google de junho de 2025 ainda está instável. Entretanto, já conseguimos ver possíveis vencedores e perdedores no cenário. Temos observado grande efeito em portais de notícia e conteúdo.
Em nossas análises diárias, destacou-se o projeto E.M Foco, presente no Estado de Minas. O portal, polêmico, pela sua possível criação com IA e não assinatura nos conteúdos, tem crescido não somente no Discover, mas em notícias e na busca em geral.
Tráfego estimado para E.M Foco nos últimos meses
Tráfego estimado para pesquisa orgânica tradicional. Nesse momento, um crescimento de 4.627.97%:

Recursos da SERP
Tráfego estimado para recursos especiais da página de busca, apresenta crescimento de 60% desde o início do uptade:

Posicionamento melhora
A quantidade de termos presentes nas primeiras posições mais que dobrou em menos de um mês:

Recursos da SERP também disparam
O mesmo aconteceu com os recursos da página de pesquisa

AI Overviews também aumentam
Como dissemos aqui, há correlação forte entre crescimento de recursos da página de pesquisa com o aumento do tráfego de pesquisa em geral. Mais uma vez, conseguimos traçar o mesmo paralelo. Quando o tráfego de pesquisa cresce, há maior tendência em aumento de recursos, coo AI Overviews.

Dados de mercado confirmam o crescimento
Os dados de mercado, como Similarweb, vão na mesma direção apontada:

Já a ferramenta da Semrush de análise de mercado prevê que o tráfego mensal apenas para essa editoria pode chegar aos 10 milhões mensais:

Veja previsão:

A atualização do Google tem ido na contramão da expectativa do mercado de diminuir o tráfego entregue via Discover para várias empresas. Embora algumas tenham apresentado quedas, há casos em que, além da manutenção do tráfego de Discover, há crescimento também orgânico.
Nesse momento, podemos ver um indício de correlação de crescimento com marcas consolidadas do jornalismo, independentemente da qualidade apresentada por essas páginas. Vejamos como seguirá no futuro.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/