Relatórios de Core Web Vitals no GSC apresentam quedas; editores não devem se preocupar

Willian Porto
5 Min Read

Muitos editores estão preocupados com quedas significativas na aba de Core Web Vitals no Google Search Console. Entretanto, provavelmente, o problema está ligado ao CrUX do Google Chrome, sistema que coleta as informações da página.

O que é o problema?

Muitos editores estão assustados com quedas significativas na quantidade de páginas boas na sessão de Core Web Vitals do Google Search Console.

Observe:

Relatório de Core Web Vitals no Google Search Console

É um problema de fato?

Em uma análise preliminar, é possível notar que todas as classificações caem, o que significa que é uma queda na quantidade de páginas passíveis de rotulação pelo CrUX do Google Chrome.

- Assine nossa Newsletter -

Ou seja, os gráficos não indicam que os resultados de desempenho dos sites caíram, apenas que menos páginas foram consideradas para a classificação.

Nesse sentido, pode-se entender que não há um problema a ser resolvido pelas equipes de desenvolvimento dos sites.

Onde está o problema?

Barry Pollard, do Google explicou:

To repeat a reply I put on LinkedIn (www.linkedin.com/feed/update/…:There's potentially two different things going on here.

Barry Pollard (@tunetheweb.com) 2025-07-16T10:29:38.486Z

Há potencialmente duas coisas diferentes acontecendo aqui.

Primeiro, no lado do Chrome, estamos investigando alguma regressão do Core Web Vitals no último mês, particularmente no Android. Isso está no reino de alguns pontos percentuais, então não é massivo, e suspeito que apenas os nerds de desempenho da web mais diligentes teriam notado isso sem que eu destacasse, mas é algo que nós, do lado do Chrome, ficamos de olho e gostamos de dar uma atualização do ecossistema em nossos lançamentos mensais do CrUX BogQuery.

Os gráficos do GSC no post de Barry Schwartz NÃO me parecem mostrar a regressão dos Core Web Vitals, mas, em vez disso, uma queda no número de URLs com Core Web Vitals elegíveis. Uma diferença sutil, mas importante.

Minha leitura desses gráficos é que a mesma porcentagem de URLs está passando ou falhando, mas por algum motivo há apenas menos URLs gerais aparecendo no gráfico. Não sei por que, pois isso é gerenciado pela equipe de Pesquisa e é mantido bastante separado da equipe do Chrome. Também não tenho certeza se concordo com o artigo dizendo que o número de URLs ruins não caiu. Em todas essas capturas de tela, o número de URLs ruins é zero, então é claro que elas não caíram!

De qualquer forma, isso não quer dizer que os problemas não estejam relacionados, e concordo que o momento é suspeito, mas também estou vendo o mesmo nos gráficos do Desktop GSC, e no lado do Chrome não estamos cientes (nem vendo!) qualquer regressão lá. Então eu suspeito de duas questões separadas”.

O mesmo Pollard já tinha detectado problemas no dia 8 de julho:

Pollard conta sobre possíveis erros. Fonte: X @gangangothra_

Transcrição (grifo nosso):

- Assine nossa Newsletter -

Olá, usuários do CrUX,
Este é o anúncio mensal de que o conjunto de dados mais recente foi publicado no BigQuery.
O conjunto de dados de 202506 (junho de 2025) já está disponível e abrange 17.931.785 origens, uma redução de 1,8% em relação ao mês anterior.
Veja o desempenho do Core Web Vitals das origens neste mês:

  • 66,7% das origens (L 1,4%) apresentaram bom LCP
  • 78,3% das origens (L 0,1%) apresentaram bom CLS
  • 85,0% das origens (| 0,4%) apresentaram bom INP
  • 52,1% das origens (L 1,2%) apresentaram bom LCP, CLS e INP.

Percebemos outra queda nas métricas este mês, principalmente em dispositivos móveis. Estamos investigando ativamente isso e temos uma possível causa e uma correção em implementação para reverter essa queda temporária. Atualizaremos mais informações no próximo mês.

Atenciosamente,
Barry

Problema impactou outros relatórios do Console

A quantidade de páginas com HTTPS também foi impactada:

Páginas com HTTPS também estão em queda

Também notamos quedas diversas em dados estruturados:

Dados estruturados em quedas

Reforçamos, mais uma vez, que os editores não devem providenciar nenhum tipo de correção técnica para o problema.

- Assine nossa Newsletter -

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo