Google Discover: imagens já não são tão importantes; veja os exemplos

Willian Porto
3 Min Read

Durante muitos anos, as imagens sempre foram primordiais que os resultados em Google Discover aparecessem.

Entretanto, nas últimas semanas, temos visto diversos sites com alta visibilidade sem preencher os requisitos básicos de imagem.

Noticiamos grandes oscilações nos últimos dias em Discover. Ao entender a mudança com as imagens, podemos prever melhor os cenários futuros.

Como era antes?

As diretrizes do Google dizem que:

- Assine nossa Newsletter -

Inclua imagens atraentes e de alta qualidade no conteúdo, especialmente imagens grandes com maior probabilidade de gerar visitas no Discover. As imagens grandes precisam ter pelo menos 1.200 px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview:large ou usando AMP. Evite usar um logotipo de site como imagem.

Ou seja, páginas com imagens com menos de 1.200 px raramente aparecem no Discover e quando apareciam eram mais prejudicadas em termos de posicionamento.

Nas últimas semanas, entretanto, temos visto que as imagens têm sido um critério secundário.

Exemplos de portais sem imagem de qualidade

Abaixo, você verá uma série de casos não otimizados. Em alguns deles, as imagens são de baixa qualidade. Em outras, nem há imagens. No último cenário, há casos em que as imagens estão inseridas em metadados. Ainda assim, são de baixa qualidade. Vale ressaltar, também, que a prática não era comum nos feeds do Discover.

Conselho Nacional de Justiça com imagem de baixa resolução:

Sindicato sem imagem na página:

- Assine nossa Newsletter -

Página de notícias de concurso público sem imagens na capa:

Outra página de notícias de concursos público sem nenhuma imagem na página:

No último caso, observe como a audiência de Discover era baixa, principalmente, devido a não existência de imagens de alta qualidade e salta nas últimas semanas:

- Assine nossa Newsletter -
Tráfego para PCI Concursos – Fonte: DiscoverSnoop

Devemos parar de otimizar imagens?

Se, por um lado, as imagens parecem ter um papel secundário no momento, por outro, as páginas com mais acessos sempre têm imagens otimizadas.

Nesse sentido, sempre que possível, use imagens de alta qualidade e tenha max-image-preview:large presente no código.

Isso fará com que você tenha maiores chances tanto de aparecer quanto de ter maior visibilidade.

Mais gente para comer o mesmo bolo

Como o Google Discover tem considerado páginas tecnicamente deficientes, você observará que mais gente estará disponível para uma mesma festa. Dessa forma, obviamente, o tráfego fica mais distribuído entre os portais.

Nesse sentido, em vez de sempre ver os mesmos 3 ou 4 veículos, a tendência é ver um número maior, inclusive dos independentes que não têm tanto conhecimento técnico assim.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo