A (não) morte de Luis Veríssimo: veja o que fazer sempre que errar e publicar um rascunho

Willian Porto
4 Min Read

Publicar um conteúdo em rascunho, como obtuários acontece. Mas, é importante saber o que fazer nesses momentos para diminuir danos.

Destaques
  • Vamos errar e, acidentalmente, podemos publicar o que não deveríamos
  • É preciso ter um protocolo rápido e saber o que fazer nesses casos

Às 20h, ao procurar no Google, ainda era possível encontrar a “informação” da morte de Luis Veríssimo. Embora não seja possível dizer que ele passa bem, ainda está vivo.

O conteúdo foi publicado perto das 12h. Além da desinformação acidental, o nome da publicação ganha alcance negativo.

De fato, obtuários já foram muitas vezes publicados por engano. Inclusive, há uma extensa lista de famosos que viram a notícia da própria porte. E o engano em tempos de IA custa ainda mais caro, já que além do próprio veículo e do Google, a resposta pode infectar vários chats de IA generativa.

Mas o ponto principal neste conteúdo é outro. Depois de um erro difícil, precisamos agir, principalmente quando o conteúdo ganha grande exposição, como foi o caso:

- Assine nossa Newsletter -
Observe que o conteúdo apareceu em um snippet de Principais Notícias. Fonte: Renato Martins/LinkedIn

Se, de fato, não é possível evitar completamente que eventos como este aconteçam, é possível agir de forma melhor quando eles aparecem.

E, nesse caso, há dois grandes caminhos a serem seguidos: (i) excluir o conteúdo, (ii) manter o conteúdo, mas com providências.

Excluir o conteúdo

Excluir o conteúdo é o caminho mais simples para resolver o problema. Entretanto, ao escolher essa opção, o editor deve pedir que os snippets sejam retirados do site, utilizando o Google Search Console.

Para isso, você deve ir em Remoções e, depois, em Remoções Temporárias:

Embora esse tipo de ação dure em torno de 6 meses, como o conteúdo será excluído, você não terá preocupações extras.

- Assine nossa Newsletter -

O problema nesse tipo de ação é a falta de transparência com o ocorrido. Vejamos o que fazer, entretanto, quando você deseja manter a página, mas alterando o conteúdo, decisão tomada pelo Terra.

Manter a página, mas trocar o conteúdo

Observe na imagem abaixo, como a URL foi mantida pela equipe:

Talvez, a melhor opção fosse a exclusão do conteúdo e redirecionamento para o conteúdo adequado, assim, evitaria que mesmo a URL passasse informações incorretas.

- Assine nossa Newsletter -

Nesse caso, também usaríamos o Google Search Console para ajudar o processo. Agora, para limpar snippets. Deve-se ir em “Remoções”, depois em “Limpar Snippet”.

Isso informa ao Google para revisitar a página e atualizar as informações do Snippet.

Além disso, vale também usar a barra de pesquisa para digitar a URL e pedir novo rastreamento (isso deve ser feito como medida complementar a uma das duas anteriores):

Normalmente, as ações, combinadas, são eficazes para renovar a página de buscas em alguns minutos ou poucas horas.

Por fim, mas não menos importante, o Publisher deve informar o erro em forma de “Errata”, normalmente publicada ao final do artigo. Ela serve para informar, por exemplo, quem esteja utilizando links a entender o que aconteceu.

Isso não foi feito pela equipe do Terra até o momento. O conteúdo é encerrado como se nada diferente tivesse acontecido.

Resumo

Matou alguém que ainda está vivo? Deu uma informação que ainda não se concretizou? Acontece! Mas você precisará retirar os dados incorretos da página e pedir ao Google que remova o conteúdo errado dos snippets. Pior que cometer um erro é não tratá-lo da forma devida.

Dessa forma, todos os publishers devem ter em seus manuais ações rápidas e emergenciais que devem ser tomadas para corrigir o incidente o mais rápido possível.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo