De acordo com os dados de Semrush, ChatGPT reverteu uma tendência de perda de share para Gemini em julho. Atualmente, o produto da OpenAI já ultrapassa os 34 milhões de usuários únicos no Brasil. Por outro lado, Gemini teve leve redução, após chegar em 8.1 milhões em junho.
Os dados mostram que as duas empresas têm se tornado as protagonistas em chat de IA no Brasil. Com isso em mente, as discussões que, embora devam ser gerais, precisam se concentrar nessas duas empresas.
Veja!
Usuários únicos
Em maio e junho, o ChatGPT teve acréscimo de 150% em comparação com os anos anteriores no país. Já em julho, o acréscimo foi ainda mais importante: 179% se comparado com o mesmo mês de 2024.

Gemini tem aumento ainda mais considerável, entretanto, deve-se considerar os valores, que ainda são muito menores. Os meses de maio, junho e julho, comparado com o ano anterior, tiveram crescimento de 197%, 232% e 313%, respectivamente.

Veja agora, os dois sites juntos no mesmo gráfico.

Observe que em julho, Gemini recuou (-6%), enquanto GPT cresceu (+14%). Julho foi o primeiro mês de baixa da empresa desde abril.
Tempo de visita
Observe que o tempo de visita também aumenta com o acréscimo de usuários de Gemini. Isso indica que as pessoas estão passando mais tempo no site, utilizando de fato o serviço, não apenas realizando uma única atividade.

Fontes de Tráfego
Na guerra entre Gemini e GPT há um fator a ser considerado: fontes de tráfego. Nesse caso, a vitória é da OpenAI.
Confira a tabela em julho:
Ferramenta/Fonte | Direto | Referência | Pesquisa (orgânico) | Pesquisa (Pago) |
ChatGPT | 225M | 26M | 21M | 6M |
Gemini | 16M | 1M | 310K | 6K |
O tráfego direto, normalmente, é gerado a partir da interação repetida com os modelos. Normalmente, isso se dá a partir de recomendações no restante da Internet. Observe que na maioria dos casos, exceto no tráfego direto, a diferença é grande. Em referência, Gemini representa 4% do ChatGPT; no orgânico, 0.15% e no pago 0.1%.
Isso significa que o Google, hoje, depende muito de que as pessoas queiram testar a Gemini. Provavelmente, o alto número se dê pelos incontáveis modais presentes nos serviços Google, como Android, Gmail etc. Essa é uma forma mais barata para que as pessoas testem os serviços. Além disso, a oferta do plano Pro por 16 meses para estudantes, provavelmente, boa parte burlou o sistema, foi uma forma de aumentar a adesão.
Mas para continuar o crescimento, sem depender de novas campanhas, o Google precisará pensar em novas maneiras de popularizar seu serviço.
Cenários
Embora Perplexity, Claude e Grok sejam utilizados por um grupo considerável, o mercado tem se consolidado com Google (Gemini) e OpenAI (ChatGPT). Ter isso em mente é importante no momento em que as empresas e publishers criarão suas estratégias. Bloquear ou não? Como medir impacto das ações de cada Chat de IA?
Por exemplo, por mais que Perplexity seja reconhecido por dar boas respostas sobre notícias, provavelmente, o impacto financeiro causado por ele é pequeno (representa menos de 1,3% do ChatGPT). Inclusive, é útil entender se vale a pena permitir o rastreamento destes robôs, uma vez que raspam muito e entregam pouco.
Por outro lado, mais ações devem ser cobradas de OpenAI e Google. Elas precisam ser exemplo de empresas que proporcionem tecnologia, experiência E remuneração adequada às fontes.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/