Modo IA do Google agora está disponível em inglês em 180 países, incluindo o Brasil

Willian Porto
7 Min Read

O Google anunciou uma grande expansão de sua experiência de busca com inteligência artificial, o Modo IA, que agora está disponível em inglês para usuários em mais de 180 países e territórios, incluindo o Brasil. A novidade permite que mais pessoas ao redor do mundo façam perguntas complexas e obtenham respostas mais detalhadas diretamente na Busca Google.

A IA está tornando a Busca do Google radicalmente mais útil, permitindo que você faça qualquer pergunta e resolva tarefas de forma mais eficiente. Junto com a expansão global, a empresa também está lançando novos recursos de “agente” e personalização nos Estados Unidos, que em breve devem chegar a mais usuários.

Expansão Global: Modo IA chega ao Brasil (em inglês)

Anteriormente disponível apenas nos EUA, Reino Unido e Índia, o Modo IA recebeu um feedback extremamente positivo por sua capacidade de lidar com perguntas mais longas e complexas. Os usuários estão utilizando a ferramenta para tarefas como comparar produtos, planejar viagens e entender tutoriais complexos.

A partir de hoje, usuários no Brasil e em outros 179 países podem acessar essa poderosa experiência de busca. É importante notar que, por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas em inglês. Isso significa que tanto a interface quanto as perguntas precisam ser feitas neste idioma. O Google planeja expandir o acesso para mais idiomas e regiões em breve.

- Assine nossa Newsletter -

Por enquanto, não conseguimos ativar o modo sem VPN. Isso deve acontecer nas próximas horas.

Novos Recursos (lançamento inicial nos EUA)

Para os usuários nos Estados Unidos, o Google está testando novas funcionalidades que transformam a busca em um verdadeiro assistente pessoal.

1. Capacidades de “Agente” para ações práticas


Novas capacidades de “agente” no Modo IA ajudam a realizar tarefas com mais facilidade. O primeiro recurso a ser lançado é a busca por reservas em restaurantes.

Por exemplo, você pode pedir uma reserva para jantar com amigos especificando múltiplas restrições e preferências — como número de pessoas, data, hora, local e tipo de culinária. O Modo IA fará o trabalho pesado: ele pesquisará em várias plataformas de reserva (como OpenTable e Resy), encontrará a disponibilidade em tempo real e apresentará uma lista de restaurantes que atendem aos seus critérios, com os links diretos para finalizar a reserva.

Essa funcionalidade está sendo lançada para assinantes do Google AI Ultra nos EUA através de um experimento no Labs. Em breve, será expandida para agendamentos de serviços locais e compra de ingressos para eventos.

- Assine nossa Newsletter -

2. Recomendações personalizadas para você


O Modo IA nos EUA agora mostrará resultados adaptados às suas preferências e interesses pessoais, começando com tópicos relacionados a restaurantes.

Se você pesquisar “Preciso de um lugar para almoço rápido, tenho apenas uma hora, alguma sugestão?”, o Modo IA pode usar suas conversas anteriores e lugares que você pesquisou no Google e no Maps para oferecer opções mais relevantes. Se o sistema inferir que você prefere comida italiana, pratos vegetarianos e lugares com mesas ao ar livre, os resultados refletirão essas preferências. O usuário mantém total controle sobre seus dados e pode ajustar as configurações de personalização a qualquer momento.

3. Compartilhamento para colaborar com amigos e família


Agora é possível compartilhar os resultados do Modo IA com amigos e familiares através de um link. Ao tocar no botão “Compartilhar”, seus contatos podem acessar a conversa da IA, fazer perguntas adicionais e continuar a exploração por conta própria. Isso é especialmente útil para planejar viagens ou festas em conjunto.

- Assine nossa Newsletter -

Lista de Países Onde o Modo IA Está Disponível (em inglês)

Américas
Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Brasil, Ilhas Virgens Britânicas, Canadá, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Ilhas Falkland (Malvinas), Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Menores Distantes dos EUA, Ilhas Virgens Americanas, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela.

Ásia-Pacífico
Afeganistão, Samoa Americana, Antártica, Bangladesh, Butão, Brunei, Camboja, China, Ilha Christmas, Ilhas Cocos (Keeling), Ilhas Cook, Fiji, Guam, Hong Kong, Ilha Heard e Ilhas McDonald, Indonésia, Índia, Japão, Kiribati, Laos, Macau, Malásia, Maldivas, Ilhas Marshall, Micronésia, Mongólia, Mianmar (Birmânia), Nauru, Nepal, Nova Zelândia, Niue, Ilha Norfolk, Ilhas Marianas do Norte, Paquistão, Palau, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Ilhas Pitcairn, Samoa, Singapura, Ilhas Salomão, Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, Coreia do Sul, Sri Lanka, Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, Taiwan, Tailândia, Timor-Leste, Tokelau, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, Vietnã.

Europa, Oriente Médio e África
Albânia, Argélia, Andorra, Angola, Anguila, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bielorrússia, Benin, Bósnia e Herzegovina, Botsuana, Território Britânico do Oceano Índico, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, Comores, Congo (RDC), Congo (República), Costa do Marfim, Djibouti, Egito, Guiné Equatorial, Eritreia, Essuatíni, Etiópia, Ilhas Faroé, Gabão, Gâmbia, Geórgia, Gana, Gibraltar, Guiné, Guiné-Bissau, Guernsey, Iraque, Ilha de Man, Israel, Jersey, Jordânia, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Kuwait, Quirguistão, Líbano, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Maurício, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Macedônia do Norte, Omã, Palestina, Catar, Ruanda, San Marino, São Tomé e Príncipe, Arábia Saudita, Senegal, Sérvia, Seychelles, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Sudão do Sul, Sudão, Tajiquistão, Tanzânia, Togo, Tunísia, Turcomenistão, Uganda, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Uzbequistão, Saara Ocidental, Iêmen, Zâmbia, Zimbábue.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo