Fontes Preferidas: como Vox.com criou uma campanha para incentivar adoção do público e aumentar tráfego no Google

Willian Porto
4 Min Read

Site ensina pessoas a selecionarem a Vox como uma fonte favorita.

Nos últimos dias, o Google apresentou o Preferred Sources (ou Fontes Preferidas), um recurso que permite ao usuário escolher os veículos de notícia que deseja priorizar nos resultados de busca.

A Vox não perdeu tempo e lançou uma campanha para estimular seus leitores a selecionarem o site como uma dessas fontes, como mostrou Gleen Gabe.

A estratégia da Vox

No Press Room, a equipe publicou um artigo explicando como funciona o recurso e, principalmente, mostrando como em apenas dois cliques o leitor pode priorizar Vox nas buscas.

A narrativa construída pela publicação é direta:

- Assine nossa Newsletter -
  • O Google agora oferece a chance de definir preferências.
  • Se você quer explicações claras sobre os principais fatos, basta marcar Vox como fonte.
  • Com isso, sempre que procurar por decisões da Suprema Corte ou por análises de impacto de tarifas, terá mais chances de encontrar um explainer da Vox antes de outros resultados.

Por que isso importa?

Num cenário em que a IA tem papel cada vez maior na mediação da informação, publishers estão em disputa por atenção e visibilidade. Ao se posicionar como uma fonte confiável e dar instruções práticas, a Vox consegue transformar um lançamento do Google em uma campanha de engajamento com o público.

Mais do que depender do algoritmo, o veículo cria um vínculo direto: se você confia na Vox, marque-a como fonte.

O aprendizado para publishers

Embora, seja difícil acreditar que o recurso terá grande adoção do público, é possível agir e ganhar mais relevância:

  • Aproveitar anúncios de plataformas: há espaço para publishers se movimentarem rápido, quando a novidade estiver disponível no Brasil
  • Criar campanhas educativas: instruções simples aumentam a chance de adoção pelo público.
  • Reforçar a proposta de valor: no caso da Vox, a ênfase foi no diferencial de seus explainers que ajudam o leitor a entender a notícia, não apenas recebê-la.

Veja conteúdo da Vox.com traduzido

Veja o conteúdo completo da Vox, traduzido:

Como ver artigos da Vox primeiro no Google

O Google introduziu uma nova maneira de ver mais de seus editores favoritos na semana passada. E se você está procurando entender o que realmente importa nas notícias, é tão fácil quanto clicar aqui e selecionar a caixa para Vox.

- Assine nossa Newsletter -

O novo produto, chamado Preferred Sources, permite que você escolha editores de notícias cujas histórias você deseja ver mais. Os editores que você escolher como fontes preferidas — como, para escolher um exemplo, Vox — terão maior probabilidade de aparecer na seção “Principais Histórias” dos resultados de sua pesquisa, bem como em uma seção separada “De Suas Fontes” da página.

Dessa forma, quando você procura informações sobre as últimas notícias tarifárias ou a importância de uma decisão da Suprema Corte, é mais provável que o Google lhe sirva um explicador da Vox que o ajudará a entender isso.

Em um momento em que a IA está desempenhando um papel cada vez maior na determinação de quais informações aparecem quando você pesquisa, escolher o Vox como fonte preferida é um pequeno passo para garantir que uma história de qualidade de uma fonte em que você confia seja mais provável de aparecer altamente em seus resultados. E tudo o que são necessários são dois cliques.

- Assine nossa Newsletter -
Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo