Uma nova revelação traz uma reviravolta na acirrada rivalidade entre OpenAI e Google pela dominância na pesquisa na internet. O ChatGPT, o principal modelo de linguagem da OpenAI, tem usado dados da Pesquisa Google para treinar e aprimorar suas respostas.
A informação, relatada pelo site The Information e corroborada por fontes externas, aponta que a OpenAI tem acessado dados do Google por meio da SerpApi, um serviço de raspagem de dados (web scraping). Esses dados são cruciais para que o ChatGPT responda a perguntas sobre notícias em tempo real, esportes e mercados financeiros, áreas em que as ferramentas internas da OpenAI ainda não conseguiram alcançar o nível de precisão e atualidade do Google.
O atrito entre as empresas
O uso da Pesquisa Google pelo ChatGPT é particularmente surpreendente, visto o histórico de tensão entre as empresas. No ano passado, o Google recusou o pedido direto da OpenAI para acessar seu índice de busca e melhorar o desempenho do ChatGPT.
Apesar da recusa e da rivalidade, a OpenAI ainda depende do Google, alugando servidores da Google Cloudpara rodar o ChatGPT. Esse pragmatismo comercial, onde a conveniência de infraestrutura se sobrepõe à competição direta, demonstra a complexidade da relação entre as duas gigantes.
A limitação do índice de pesquisa da OpenAI
Para se tornar um concorrente à altura do Google, a OpenAI está investindo na construção de seu próprio índice de pesquisa, assim como a Perplexity. No entanto, o próprio Nick Turley, da OpenAI, admitiu que a empresa está longe de alcançar o objetivo de responder à maioria das consultas apenas com seus dados.
“Nosso objetivo — que era um objetivo elevado, e não estamos nem perto — é atender cerca de 80% do nosso tráfego do nosso próprio índice primário”, disse Turley em um depoimento judicial. “Achamos que 100% é alcançável a longo prazo, mas… não é um objetivo operacionalizável.”
Atualmente, o ChatGPT utiliza uma combinação de fontes, incluindo dados do Microsoft Bing, mas o rastreador da OpenAI ainda não consegue replicar a precisão e a escala da Pesquisa Google. Isso faz com que a empresa recorra a serviços de terceiros, como a SerpApi, que extrai dados dos resultados de busca do Google para fornecer informações atuais e relevantes ao ChatGPT.
O papel da SerpApi
A SerpApi, um serviço de web scraping, não tem apenas a OpenAI como cliente. Gigantes como Apple, Meta e Perplexity também a utilizam para acessar dados de busca. Muitos profissionais de SEO, inclusive, já utilizaram o serviço como prova de ranqueamento.
Embora o Google não tenha tomado medidas legais para interromper o serviço, a situação pode mudar em breve. Há especulações de que a pressão regulatória, como o processo antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, possa forçar o Google a abrir seu índice de pesquisa para os concorrentes.
Apesar do crescimento massivo do ChatGPT, com mais de 700 milhões de usuários semanais, a escala do Google ainda é incomparável, lidando com mais de 5 trilhões de pesquisas por ano. No entanto, a batalha pela pesquisa na internet está apenas começando. A OpenAI está explorando novos fluxos de receita, como anúncios e parcerias, para rivalizar diretamente com o modelo de negócios do Google.
A revelação de que o ChatGPT está usando a Pesquisa Google para se aprimorar mostra que, por enquanto, a OpenAI ainda precisa das ferramentas de seu maior rival para se manter na corrida.
Casos recentes
Recentemente, mostramos o quanto o GPT-5 conseguiu velocidade, maior que o do próprio Google, para encontrar e resumir adequadamente uma notícia publicada meses atrás. Isso pode ter ligação justamente com a utilização de bases distintas para encontrar novas publicações, como Bing e Google juntos.
Observe que um dos principais usos da SerpiApi é justamente casos de eventos, esportes e finanças. Observe que é possível ter acesso aos snippets e datas de utilização e utilização. Com isso, o ChatGPT pode:
- ter informações rapidamente sobre eventos em tempo real;
- usar essas informações sem necessidade de rastrear a página;
- rastrear as páginas caso as informações ainda sejam necessárias.

Além disso, com essa API, principalmente em eventos esportivos e sobre ações em bolsas de valores, é possível ter acesso a:
- resultados parciais de partidas;
- valor atual de uma ação no mercado.
Observe como o GPT-5 consegue ter informações em tempo real e indica que pode atualizar sobre o andamento da partida:

No caso específico, ele errou o fuso horário horário da partida, uma vez que 12h30 se refere ao horário local, não ao de Brasília. Mas em nossos testes, mesmo com algum atraso, ele conseguiu relatar os principais eventos da partida.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/