ChatGPT cresce mais de 257% em buscas no Brasil; veja exemplos

Willian Porto
3 Min Read

O domínio do ChatGPT recebeu grande aumento na visibilidade orgânica.

Destaques
  • Em tráfego estimado, o crescimento foi de 250%.
  • O Google continuará mantendo tal crescimento?
  • Usar ferramentas como forma de aquisição tem resultados duvidosos agora

O domínio do ChatGPT cresceu 257% em tráfego esperado nos últimos dias no Brasil, de acordo com dados de Semrush.

Veja o gráfico a seguir:

Crescimento do ChatGPT em tráfego estimado – Fonte: Semrush – Teste por 14 dias grátis.

Exemplos de pesquisas

Muitas pesquisas sobre algum tipo de ferramenta têm retornado resultados de chats públicos do GPT (mais conhecidos como GPTs).

Veja um caso para “corretor de texto“:

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Pesquisa para corretor de texto mostra um GPT na terceira posição.

Para “reescrever texto” a posição é a quinta:

Para “formatar para abnt“, o GPT aparece na segunda opção:

Crescimento genuíno

Como se sabe, o gráfico de tráfego estimado de qualquer ferramenta considera posição e quantidades de pesquisa em média. Embora esse tipo de gráfico seja relevante para entender o trabalho de SEO, ele normalmente não é capaz de mostrar a quantidade de tráfego real enviado.

Por exemplo, aparecer em termos de marca, como Facebook ou Instagram não tem muita utilidade, uma vez que, na maioria das vezes, as pessoas desejam apenas acessar o site da empresa.

Por isso, fomos além e utilizamos o Market & Traffic da Semrush para nos mostrar o que, de fato, aconteceu nesses dias.

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Veja que, justamente, após o dia 14, há grande crescimento orgânico para o domínio.

Dados de mercado para Pesquisa Orgânica do domínio do GPT – Fonte: Traffic & Market (Tenha acesso por 7 dias gratuitos) e faça seus próprios relatórios

Movimento inesperado

Não é esperado que um concorrente direto pelos produtos de IA do Google receba destaque na pesquisa orgânica. Nesse sentido, a pergunta que fica é se esse crescimento se sustentará nos próximos meses ou será freado.

Como os especialistas supõem, é possível e provável que nem mesmo os engenheiros do Google tenham real certeza sobre os impactos que todas as atualizações e modificações podem trazer as resultados da Pesquisa. Com isso, vários efeitos colaterais aparecem e precisam ser revistos depois.

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IA e as ferramentas de terceiros

A Inteligência Artificial tem trazido cenários novos. Um deles é sobre a criação de ferramentas para os usuários. Ao longo do tempo, ela se transformou em uma das principais formas de aquisição. Preencher lacunas entre interesses e realidade trazia retorno rápido.

Entretanto, no momento em que as pessoas podem usar chats para resolver suas próprias dores, esse tipo de estratégia tem eficácia duvidosa. Além do uso direto da inteligência conversacional, é possível explorá-la até mesmo nos mecanismos de busca.

Isso indica que, em muitos casos, faz mais sentido criar GPTs e estar presente em mais momentos, inclusive na busca.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

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