- Uma entidade pode ter vários perfis
- Os perfis podem ter informações ausentes
- Organizar as informações é essencial para ter uma leitura adequada do Google
Além dos 5 perfis que tivemos acesso antes, agora, conseguimos também novos perfis, ligados ao grupo Globo. Com eles, conseguimos ter ainda mais detalhes sobre os perfis.
Perfis do g1
Observe que, nesse caso, um portal pode ter mais de um perfil. Nesse caso, o Google criou um perfil para o g1 e outro para o Globo News:

O perfil da GloboNews não carregou nenhuma rede social nem os últimos conteúdos postados.
Mesmo o perfil oficial do g1 não tem muitas informações, se comparado com os portais analisados anteriormente.

Perfis do GE
Os perfis ligados ao GE também contam com nuances interessantes. Da mesma maneira que aconteceu com o G1, encontramos 3 perfis para a entidade.
Observe que, no caso do SporTV, há presença de Instagram e Youtube. Entretanto, os próprios conteúdos do portal não foram incluídos. Nesse caso, seguir essa entidade traria mais resultados de Instagram e Youtube.

Diferentemente do primeiro, o perfil oficial do GE conta com resultados completos:

Por algum motivo, que ainda não sabemos, entretanto, há um segundo perfil associado ao GE, com poucas informações:

Por que os resultados dos portais Globo destoam dos demais?
Ao analisar os resultados dos perfis, encontramos alguns motivos que podem ajudar a explicar o fenômeno:
- ausência de citações diretas e visíveis nas principais páginas para as redes sociais: as citações podem ajudar o Google a entender uma relação direta de uma entidade com as suas redes sociais
- dados estruturados confusos: os dados estruturados de SporTV e GloboNews, por exemplo, são confusos e insuficientes.
Veja agora os dados estruturados de SporTV:

Observe que não há menção há uma entidade distinta, no caso, SporTV, de forma clara e organizada. Isso dificulta o entendimento do Google e, nesse caso, na catalogação de todos os dados.
Qual o desafio?
A página de perfil do Google exigirá que todos os publishers organizem melhor suas informações, para que elas sejam encontradas de maneira exata e com o máximo de dados possíveis. É interessante que todas as publicações revisem seus dados antes que a ferramenta esteja disponível, em sua plenitude, no Brasil.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
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