Google Discover: relatório mostra os principais vencedores da atualização e suas características

Willian Porto
10 Min Read

Exclusivo: editores cogitam processar Google por Discover


Nos últimos dias, temos acompanhado toda bagunçada causada por atualização no sistema de Discover do Google. Relatamos a queda superior, em alguns casos, a 80% de portais de notícias.

Após isso, fizemos uma análise, momentânea, de quais tinham sido os destaques positivos e negativos.

Ainda assim, a repercussão no Brasil em relação ao assunto é muito pequena, levando portais estrangeiros a tocarem no tema.

Agora, com o fechamento do mês, nos propomos a uma nova análise: nos debruçamos sobre os portais que cresceram nos últimos dias.

- Assine nossa Newsletter -

Analisamos 500 sites de notícias com ajuda de SEMRush e SimilarWeb. Destes 136 apresentaram alta, enquanto os demais 364, queda.

Ou seja, é possível afirmar que mais de 70% dos sites analisados apresentaram alguma queda no mês. Dessa forma, subentende-se que o Discover atual está concentrando tráfego em alguns players.

Deve-se esclarecer que os editores não têm, na maioria dos casos, nenhuma culpa pelas quedas. Elas se devem, principalmente, a mudanças no produto do Discover. Ou seja, é mito que envolvimento com bets causou o movimento.

Metodologia

Como metodologia de trabalho, elencamos apenas os sites que tiveram no mínimo 200 mil de tráfego direto no mês de março.

Então, após isso, fizemos um comparativo entre o mês de março e abril.

Como as principais ferramentas do mercado não consideram o tráfego proveniente de Discover de maneira desagrupada, consideramos, aqui, todo tráfego direto.

Por isso, desconsideramos queda ou acréscimo maior ou menores que 5%.

- Assine nossa Newsletter -

Outra limitação é a quantidade de sites incluídos. Sabemos que a variedade é maior do que listamos. Usamos aqui os dados disponibilizados pelas ferramentas para sites de notícias. Sabemos que há mais portais que não foram considerados aqui, que , provavelmente, serão incluídos em outras listagens no futuro. Tome como exemplo um site de noticias de finanças que não foi catalogado como notícias.

Grandes vencedores

Aqui, elencamos 39 portais de conteúdo que corresponderam ao mínimo de tráfego estipulado.

Separamos também por tipo de veículo. Nesse caso, quando o portal pertence a outra marca ou conglomerado, anotamos o respectivo nome. Por outro lado, separamos como Independente os portais que não apresentam expediente ou equipe responsável. Como veículo, todo site que tem registrado equipes e informações claras da empresa.

Por fim, segmentamos também por tipo de notícia, que pode ser: geral, regional, segmentada, futebol clube, clube de futebol, +18 e Miscelânea.

Separamos como notícia segmentada toda informação destinada a um público especifico. Miscelânea para conjunto de informações distintas, como horóscopo e notícias não catalogadas em demais categorias.

- Assine nossa Newsletter -

Dados

DomínioAumento de tráfego (%)Tipo de veículoTipo de notícia
defatoonline.com.br95,9gB MidiaNotícia Geral
omunicipioblumenau.com.br85,0Grupo O MunicípioNotícia Regional
supervasco.com65,8GP1Futebol Clube
direitaonline.com.br60,9IndependeteNotícia Segmentada
flamengo.com.br37,5Clube de FutebolClube de futebol
diariodocomercio.com.br35,7VeículoNotícia Segmentada
cartacapital.com.br35,4VeículoNotícia Segmentada
uai.com.br33,6Diario AssociadosNotícia Geral
atrocidades18.net30,8Independente18
nsctotal.com.br27,7NSC TotalNotícia Regional
diariodolitoral.com.br27,0VeículoNotícia Regional
netflu.com.br26,9IndependenteFutebol Clube
portalnovonorte.com.br26,4VeículoNotícia Regional
misteriosdomundo.org23,9IndependenteMiscelância
explosaotricolor.com.br22,4IndependenteNotícia Clube
nfnoticias.com.br22,1VeículoNotícia Regional
trbn.com.br19,8VeículoNotícia Regional
horoscopovirtual.com.br18,99 GigaMiscelância
faroldenoticias.com.br18,8VeículoNotícia Regional
jmonline.com.br17,0JMNotícia Regional
folhavitoria.com.br16,3Rede Vitória de ComunicaçãoNotícia Regional
goal.com16,2VeículoFutebol Geral
atribuna.com.br16,1VeículoNotícia Regional
portalcorreio.com.br14,2Sistema CorreioNotícia Regional
hojemais.com.br13,1Sistema AgittaNotícia Regional
sonoticiaboa.com.br13,0IndependenteMiscelância
portaldozacarias.com.br12,3VeículoNotícia Regional
topmidianews.com.br11,0VeículoNotícia Regional
ocafezinho.com10,9IndependenteNotícia Segmentada
outraspalavras.net10,2VeículoNotícia Segmentada
em.com.br10,1Diario AssociadosNotícia Geral
oglobo.com.br8,9GloboNotícia Geral
brasildefato.com.br7,0VeiculoNotícia Segmentada
correiodoestado.com.br6,3VeículoNotícia Regional
ecbahia.com6,2VeículoFutebol Clube
campograndenews.com.br5,9VeículoNotícia Regional
alagoas24horas.com.br5,2IndependenteNotícia Regional
aloalobahia.com5,1Correio 24 horasNotícia Regional
Fonte: SEMRush + Similarweb

Dica: Você pode fazer análise parecida com o Competitive Research da SEMRush. Teste por 7 dias grátis.

Tipo de veículo

No geral, pode-se perceber que apenas 23% dos portais foram catalogados como Independentes.

Além disso, dois sites do Diários Associados apareceram na lista.

Classificação dos dados acima

Por tipo de conteúdo

Como grande destaque, aparece a notícia regional. Quase metade dos grandes vencedores estão relacionados com veículos locais. Os portais segmentados também tiveram destaque (15%), seguidos de futebol (13%).

Classificação dos dados catalogados na tabela

Discussão

Como já relatamos aqui, é difícil traçar um claro paralelo para os vencedores. Entretanto, algumas situações nos chamam atenção.

Idade dos sites

Nenhum dos sites relatados foi lançado antes de 2020. A maioria deles tem algo superior aos 10 anos de lançamento.

Quantidade de sites vencedores

Dos sites analisados, apenas cerca de 25% tiveram acréscimo no último mês. Ou seja, confirmamos uma tese anterior de que a pluralidade e a ultra-segmentação foram substituídas por sites específicos (isso será abordado nos próximos dias aqui).

Teoria dos slots

Explicando melhor, tome por exemplo as paginás de esporte. As que tiveram quedas são muito mais numerosas que as tiveram acréscimo de tráfego (sim, isso é um spoiler).

De acordo com o que tenho visto em vários exemplos de entrega de Discover, o Google tem preferido entregar conteúdos de um único site em vez de entregar 5 conteúdos distintos de sites distintos.

Cenário A

Aparentemente, as segmentações deixam de ter um caráter tão fundamental no Discover. Em vez de receber uma onda de conteúdos sobre portais e assuntos em que você interage com frequência, você recebe apenas alguns de uma mesma fonte.

AntesAgora
Site X – Esportes (3)Site Z – Esportes (1)
Site Y – Esportes (2)Site B – Tecnologia
Site Z – Esportes (1)Conteúdo geral
Site A – TecnologiaConteúdo geral
Site B – TecnologiaConteúdo geral
Conteúdo geralConteúdo geral
Exemplo do que tenho visto como entrega atual de Discover

Nesse sentido, pensando no portal X, ele simplesmente deixou de aparecer. O Site Z, por outro lado, continua aparecendo, entretanto, a entrega é basicamente a mesma de antes (não deve ver alterações de tráfego).

Por outro lado, os conteúdos gerais que se baseiam em segmentações menores têm aparecido com maior frequência. Por isso as noticias regionais e gerais foram as maiores vencedoras.

Cenário B

Em alguns casos, notamos que determinados sites aparecem apenas alguns dias.

Nessa situação, não há um vencedor (nem neutro). Todos são perdedores. Os sites que apareciam todos os dias, começam aparecem em dias alternados (ou exploradicamente).

Dia 1Dia 2
Site Z – Esportes (1)Site Y – Esportes (1)
Site B – TecnologiaSite A – Tecnologia
Conteúdo geralConteúdo geral
Conteúdo geralConteúdo geral
Conteúdo geralConteúdo geral
Conteúdo geralConteúdo geral

De forma geral, os sinais de engajamento parecem ter se tornado quase que irrelevantes.

Com eles, víamos um crescimento por vezes perigoso a partir do canal de Discover. Há relatos de portais que chegaram a 100 mil visitas diárias após apenas alguns messes de projeto.

Dessa forma, o algoritmo que era quase um Tiktok, tem se parecido mais com o principal de Pesquisa. Preferência por portais com autoridade e consolidados no mercado.

Na dúvida, prefere mostrar outro mesmo que não seja especializado.

Palavras (não tão) finais

Tenho recebido diversas mensagens (mande a sua também!) de profissionais e empresários desesperados. Do dia para noite o tráfego se foi. E quando falamos em portais de notícias, frequentemente, a visita é uma conversão.

Temos cerca de 21 dias das mudanças do Google. O curto período nos impede de ter uma estrutura mais rigorosa de pesquisa. Por isso, estamos fazendo em parte.

A ideia principal aqui é dar munição para que profissionais de SEO, editores e empresários possam, de alguma forma, entender o movimento e tentar agir.

Nos próximos dias abordaremos questões importantes, como os sites que tiveram queda, bem como as postagens que deram certo de portais como os que estão descritos aqui.

Por isso, peço encarecidamente. Ajude-nos visitando o portal e compartilhando esse conteúdo. Nos ajude também enviando a movimentação que está ocorrendo com o seu site.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo