Não é segredo para ninguém que vários editores perderam uma parte valiosa do tráfego de Discover nos últimos dias.
Alguns dias depois, algumas pessoas pensaram em processar o Google. Outras, criaram justificativas em que os culpados fossem os próprios editores, como problemas de UX e relação com bets, que ao contrário, tinham conexões com os vencedores.
Depois de 40 dias, fizemos um contéudo contando um pouco a história conturbada desse movimento.
Agora, por outro lado, de forma mais prática, vamos descrever as alterações de maneira quantitativa.
Dados
Os dados utilizados são da ferramenta DiscoverSnoop. Eles contam com dados em tempo real, facilitando entender quais são os temas e páginas com melhores resultados com um delay mínimo.
Nosso conjunto de dados reflete os últimos três meses (de fevereiro a abril). Felizmente, continuaremos cobrindo os novos resultados mensais nos próximos meses também.
Aqui, falaremos dos 50 maiores sites brasileiros em discover a cada mês.
Mudança brusca
Na nossa base de dados de abril (a primeira desde o movimento do Google), encontramos 5 portais que não foram registrados antes:
Site | Quantidade de inserções rastreadas |
otempo.com.br | 259 |
lance.com.br | 213 |
uai.com.br | 158 |
canalrural.com.br | 55 |
folhavitoria.com.br | 48 |
No caso de O Tempo, ele não esteve entre os 50 primeiros nos meses anteriores. Em abril, por outro lado, já estreiou na décima posição do ranking.
O mesmo vale para o Lance. Sem figurar entre os maiores nos meses anteriores, o portal esportivo apareceu em décimo segundo em abril. Vale lembrar que, nesse caso, Lance tem boa parte das suas inserções para conteúdos de terceiros, como exploramos aqui.
Em menor grau, o mesmo também vale para Uai. Participante da mesma estratégia usada pelo Lance, terceirizou parte de seu conteúdo e recebeu como troca um grande alcance de Discover.
Quais são os maiores integrantes?
Se por um lado, o novo Discover trouxe novos players para a lista de maiores portais no Discover, por outro, vemos que a listagem tem poucos penetras.
A lista abaixo conta com 35 portais que sempre estiveram na lista dos maiores.
abril.com.br |
amomeupet.org |
bbc.com |
canaltech.com.br |
cnnbrasil.com.br |
concursosnobrasil.com |
correio24horas.com.br |
correiobraziliense.com.br |
diariodolitoral.com.br |
em.com.br |
estadao.com.br |
exame.com |
gazetasp.com.br |
globo.com |
ig.com.br |
infomoney.com.br |
istoe.com.br |
istoedinheiro.com.br |
metropoles.com |
mixvale.com.br |
ndmais.com.br |
nsctotal.com.br |
oantagonista.com.br |
olhardigital.com.br |
poder360.com.br |
portal6.com.br |
r7.com |
seucreditodigital.com.br |
techtudo.com.br |
terra.com.br |
terrabrasilnoticias.com |
tribunademinas.com.br |
tudocelular.com |
tudogostoso.com.br |
uol.com.br |
Isso mostra que, embora o Discover seja conhecido por conteúdo ultra-segmentado, sempre privilegiou grandes portais de conteúdo.
Entretanto, a participação desses mesmos players diminui em abril.

Nesse caso, pode-se dizer que 30% do tráfego dos portais dominantes foi para os entrantes que vimos acima.
Perdedores
A maior parte dos sites analisados caíram no período. Dos 35, 29 apresentaram quedas de inserções.
Portal | Inserções (abril) | Diferença (março) | Queda |
istoe.com.br | 104 | -271 | 72,27% |
seucreditodigital.com.br | 68 | -107 | 61,14% |
mixvale.com.br | 60 | -85 | 58,62% |
amomeupet.org | 33 | -43 | 56,58% |
uol.com.br | 1322 | -877 | 39,88% |
cnnbrasil.com.br | 478 | -310 | 39,34% |
abcmais.com | 65 | -40 | 38,10% |
youtube.com | 1165 | -688 | 37,13% |
terrabrasilnoticias.com | 88 | -49 | 35,77% |
bbc.com | 54 | -30 | 35,71% |
techtudo.com.br | 59 | -32 | 35,16% |
adorocinema.com | 61 | -33 | 35,11% |
estadao.com.br | 380 | -202 | 34,71% |
istoedinheiro.com.br | 98 | -50 | 33,78% |
otvfoco.com.br | 225 | -109 | 32,63% |
globo.com | 4051 | -1860 | 31,47% |
ndmais.com.br | 156 | -69 | 30,67% |
metropoles.com | 439 | -168 | 27,68% |
correio24horas.com.br | 171 | -63 | 26,92% |
infomoney.com.br | 196 | -70 | 26,32% |
ig.com.br | 226 | -76 | 25,17% |
canaltech.com.br | 69 | -21 | 23,33% |
terra.com.br | 765 | -226 | 22,81% |
r7.com | 244 | -54 | 18,12% |
tudocelular.com | 206 | -36 | 14,88% |
portal6.com.br | 87 | -13 | 13,00% |
oantagonista.com.br | 192 | -26 | 11,93% |
diariodocomercio.com.br | 74 | -10 | 11,90% |
correiobraziliense.com.br | 643 | -70 | 9,82% |
tudogostoso.com.br | 93 | -9 | 8,82% |
gazetasp.com.br | 199 | -19 | 8,72% |
perfil.com | 112 | -10 | 8,20% |
em.com.br | 334 | -27 | 7,48% |
concursosnobrasil.com | 182 | -12 | 6,19% |
abril.com.br | 286 | -8 | 2,72% |
monitordomercado.com.br | 134 | -1 | 0,74% |


Vencedores
Apenas 6 portais tiveram crescimento em inserções no feed no mês de abril. Como destaque, o Tribuna de Minas, que obteve um aumento de 92,79%.
Portal | Inserções | Diferença | Acréscimo |
exame.com | 169 | 1 | 0,60% |
nsctotal.com.br | 270 | 21 | 8,43% |
olhardigital.com.br | 174 | 18 | 11,54% |
poder360.com.br | 247 | 28 | 12,79% |
diariodolitoral.com.br | 168 | 20 | 13,51% |
tribunademinas.com.br | 214 | 103 | 92,79% |
Tribuna de Minas
A parte Mais Tendências do site tem o mesmo padrão dos demais, conteúdo terceirizado com tema diferenciado do restante do site:

Conclusão de abril
Este é o primeiro relatório mensal de Discover. Neste mês, observamos que o Discover premiou alguns players, que não eram tão consolidados no canal, em troca de share dos mais sólidos.
Isso se deve, provavelmente, a menor prevalência de conteúdo segmentado, aumentando aqueles de massa (principalmente dos portais vencedores).
Neste primeiro relatório, nos concentramos especificamente nos maiores portais. A tendência é que, para os próximos meses, além dessa análise, consigamos também segmentar para outras áreas com portais menores.
Publisher do "Não é Agência!", Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de SEO, tendo participado de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone, além de Portais de Noticia, como Folha Dirigida e Central da Toca.