22.1 C
São Paulo
segunda-feira, junho 2, 2025
HomeSEODiscoverGoogle Discover: veja o desempenho das principais categorias no Discover; futebol e...

Google Discover: veja o desempenho das principais categorias no Discover; futebol e entretenimento são baixas

Data:

Sumário

Na nossa busca por entender os atuais momentos de Discover, analisamos agora as categorias (e não os domínios) que mais trouxeram visibilidade em maio.

Comparamos o mês atual de maio com março, antes da atualização, novamente utilizando a ferramenta DiscoverSnoop.

Principais Categorias de Discover

Veja as 20 principais categorias de Discover nos meses de março e abril.

Categoria Rank MarPubs/dia MarScore MarRank MaiPubs/dia MaiScore MaiVariação Score (%)
/Notícias/Política65342160100+138.10%
/Notícias31496529260-7.69%
/Esportes/Esportes Coletivos/Futebol21188437151-39.29%
/Alimentação e Bebidas/Comida12610042130-70.00%
/Animais Domésticos e Selvagens/Vida Selvagem141427513270.00%
/Pessoas e Sociedade/Religião e Crenças21232162425+19.05%
/Animais Domésticos e Selvagens/Animais Domésticos/Répteis e Anfíbios7125N/A (Nova)
/Artes e Entretenimento/Música e Áudio/Música do Mundo8233681424-33.33%
/Finanças/Planejamento Financeiro e Gestão/Aposentadoria e Pensão25141691824+50.00%
/Pessoas e Sociedade/Ciências Sociais/Psicologia10521N/A (Nova)
/Assuntos Sensíveis127428112619-32.14%
/Referência/Referência Geográfica122718N/A (Nova)
/Artes e Entretenimento/Filmes72439131617-56.41%
/Alimentação e Bebidas/Bebidas/Sucos1163014416-46.67%
/Internet e Telecomunicações/Móvel e Sem Fio/Celulares152416N/A (Nova)
/Direito e Governo/Segurança Pública/Crime e Justiça162215N/A (Nova)
/Viagens/Destinos Turísticos172215N/A (Nova)
/Artes e Entretenimento/Celebridades e Notícias de Entretenimento202821182015-28.57%
/Artes e Entretenimento/TV e Vídeo/Programas de TV223621191713-38.10%
/Alimentação e Bebidas/Bebidas/Café e Chá20613N/A (Nova)
/Comunidades Online/Redes Sociais101232211412-62.50%
/Compras/Brinquedos/Bonecas e Acessórios22412N/A (Nova)
/Referência/Referência Geral2361823612-33.33%
/Direito e Governo/Jurídico16152424911-54.17%
/Compras25211N/A (Nova)
/Saúde4562N/A (Saiu)
/Alimentação e Bebidas/Culinária e Receitas52045N/A (Saiu)
/Alimentação e Bebidas/Culinária e Receitas/Sobremesas92036N/A (Saiu)
/Saúde/Nutrição13527N/A (Saiu)
/Ciência/Astronomia151925N/A (Saiu)
/Negócios e Indústria/Operações Comerciais171524N/A (Saiu)
/Saúde/Nutrição/Vitaminas e Suplementos18324N/A (Saiu)
/Alimentação e Bebidas/Comida/Carne e Frutos do Mar19823N/A (Saiu)
/Hobbies e Lazer/Ocasiões Especiais/Feriados e Eventos Sazonais245218N/A (Saiu)

Legenda para Variação Score (%):

  • +X%: Aumento percentual no Score de Março para Maio.
  • -X%: Diminuição percentual no Score de Março para Maio.
  • 0.00%: Score permaneceu o mesmo.
  • N/A (Nova): Categoria não estava no Top 25 de Março.
  • N/A (Saiu): Categoria não estava no Top 25 de Maio.

Aqui, o Score avalia a capacidade relativa de uma categoria em atrair tráfego, contando que 100 é o máximo. Nesse sentido, uma categoria que tenha um Score 80, terá 20% menos visibilidade.

Principais Destaques da Mudança de Março para Maio (Top 25):

Grandes Subidas no Ranking (Entraram ou subiram muito no Top 10 de Maio):

/Notícias/Política: De 6º para 1º (Score de 42 para 100). A maior alta em termos de importância e score.

  • /Pessoas e Sociedade/Religião e Crenças: De 21º para 6º.
  • /Finanças/Planejamento Financeiro e Gestão/Aposentadoria e Pensão: De 25º para 9º.
  • /Animais Domésticos e Selvagens/Vida Selvagem: De 14º para 5º.
  • /Animais Domésticos e Selvagens/Animais Domésticos/Répteis e Anfíbios: Entrou direto em 7º.
  • /Pessoas e Sociedade/Ciências Sociais/Psicologia: Entrou direto em 10º.

Ou seja, o maior destaque foi o aumento de visibilidade para notícias de política. Se você pensa que viu muito conteúdo sobre aposentadoria, não está errado, também teve um grande salto.

Quedas notáveis no Ranking (caíram ou sumiram):

  • /Alimentação e Bebidas/Comida: De 1º para 4º (Score de 100 para 30).
  • /Saúde: Saiu do Top 25 (era 4º, Score 62). Maior queda de uma categoria que estava no Top 5.
  • /Alimentação e Bebidas/Culinária e Receitas: Saiu do Top 25 (era 5º, Score 45).
  • /Alimentação e Bebidas/Culinária e Receitas/Sobremesas: Saiu do Top 25 (era 9º).
  • /Comunidades Online/Redes Sociais: De 10º para 21º.
  • /Futebol: perdeu 40% de visibilidade

Recebemos reclamações de muitos editores de clubes de futebol. Embora ainda tenha permanecido forte no ranking, a perda de visibilidade foi grande.

Novas Entradas no Top 25 de Maio (além das já citadas no Top 10):

  • /Referência/Referência Geográfica (12º)
  • /Internet e Telecomunicações/Móvel e Sem Fio/Celulares (15º)
  • /Direito e Governo/Segurança Pública/Crime e Justiça (16º)
  • /Viagens/Destinos Turísticos (17º)
  • /Alimentação e Bebidas/Bebidas/Café e Chá (20º)
  • /Compras/Brinquedos/Bonecas e Acessórios (22º)
  • /Compras (25º)

Categorias que Saíram do Top 25 (além das já citadas):

  • /Saúde/Nutrição (era 13º)
  • /Ciência/Astronomia (era 15º)
  • /Negócios e Indústria/Operações Comerciais (era 17º)
  • /Saúde/Nutrição/Vitaminas e Suplementos (era 18º)
  • /Alimentação e Bebidas/Comida/Carne e Frutos do Mar (era 19º)
  • /Hobbies e Lazer/Ocasiões Especiais/Feriados e Eventos Sazonais (era 24º)

Análise

Em outro conteúdo, contamos como alguns poucos portais tiveram uma explosão de visibilidade no Discover. Aqui, focando exclusivamente nas categorias, conseguimos ver que os principais prejudicados foram os que lidam com:

  • futebol (-40%)
  • comida (-70%)
  • música (-34%)
  • filmes (-56%)
  • sucos (-46%)
  • celebridades (-28%)
  • programas de TV (-28%)
  • redes Sociais (-62%)
  • jurídico (-54%)

Além de outras categorias, citadas acima, que até mesmo saíram do nosso ranking de 20 maiores categorias.

Isso nos ajuda a entender o motivo de tamanho diferenciação entre os portais analisados. Como dissemos em outro momento, na maior parte dos casos, não há um erro técnico ou de conteúdo por parte dos editores.

Os dados acima podem ajudar editores com múltiplas temáticas a testarem novos tipos de conteúdos e entender se conseguem trazer mais tráfego para seus sites.

Publisher do "Não é Agência!", Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de SEO, tendo participado de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone, além de Portais de Noticia, como Folha Dirigida e Central da Toca.

Últimos Conteúdos