Google Discover: sites governamentais aparecem com mais frequência, veja

Willian Porto
2 Min Read

Portais governamentais têm apresentado maior alcance nas últimas semanas

Destaques
  • Melhor desempenho de portais governamentais diminui fakenews
  • Mais páginas governamentais no feed pode diminuir a quantidade de tráfego do restante da Web.

O Google Discover tem passado por mudanças profundas no Brasil. Em abril, diversos sites apresentaram quedas, enquanto páginas de conteúdo duvidoso apareceram em massa.

Nos últimos, entretanto, novas mudanças têm acontecido. Uma delas é a menor importância das imagens para que uma página apreça no feed. Agora, mostraremos que páginas governamentais têm maior visibilidade no Discover.

Maior importância dos portais governamentais

Observe como o portal gov.br cresceu em visibilidade no último mês:

Audiência em Discover para o portal gov.br – DiscoverSnoop

Em menor grau, o portal estado.rs.gov.br também aparece com alguma frequência:

- Assine nossa Newsletter -
Audiência em Discover para o portal estado.rs.gov.br – DiscoverSnoop

Também o portal de curitiba.pr.gov.br:

Audiência em Discover para o portal curitiba.pr.gob.br – DiscoverSnoop

Por que isso acontece?

De certa forma, sempre existiu conteúdo governamental do Discover. Cada portal sempre teve sua dinâmica com a ferramenta. Entretanto, nas últimas semanas, temos visto portais que não apareciam com tanta frequência.

Um dos motivos para isso são as imagens. Ao deixarem de ser tão importantes, elas permitem que órgãos governamentais com baixa otimização possam aparecer com mais frequência.

Além disso, exibir conteúdo governamentais é uma boa maneira de combater clickbait e fakenews, uma vez que permite às pessoas acessarem conteúdo direto da fonte.

Quais as consequências?

Quanto mais portais são aptos para aparecerem no Discover, menor deve ser a audiência geral. Ter mais portais governamentais pode gerar menos visitas para o restante da Web.

- Assine nossa Newsletter -

Continuamos observando se o padrão persistirá, bem como os efeitos disso em longo prazo.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

TAGGED:
Compartilhe este artigo