Que os modelos de Inteligência Artificial são extremamente uteis, ninguém duvida. Mas uma pergunta importante é se a velocidade de implementação tem sido acompanhada da segurança nas informações veiculadas.
O que temos até o momento é perigoso.
Atualmente, o modelo de AI Overviews do Google é facilmente manipulável, o que faz com que qualquer pessoa consiga manipular facilmente as respostas que a “Inteligência é capaz de produzir.
Aqui, decidimos aprofundar um debate que Lily Ray tem trazido há algum tempo.
Como a AI Overviews pode ser manipulada?
A AI Overviews tem pouco (ou nenhum) filtro. Isso significa que ela não é capaz de verificar de forma razoável se o conteúdo disponibilizado na Internet é verossímil.
Veja alguns exemplos:
Melhores SEOs do Brasil
Veja o exemplo abaixo:

Sem entrar no mérito da qualidade dos profissionais descritos, veja a fonte utilizada pelo Google para respaldar a escolha por Eduardo Esquível. O site é o SEO BH.
Provavelmente, o site SEO BH fez uma grande pesquisa e citou Eduardo, certo? Errado.
Eduardo Esquível é o dono do site.

Ou seja, o Google está permitindo que as pessoas falem sobre si mesmas e sejam citadas como referência em Visões Gerais de IA.
Isso pode ser um caso extremo. Então, vejamos se acontece com outras perguntas.
Melhores agências de SEO do Brasil
Sr. Google, qual a melhor agência do Brasil?

De novo, sem entrar no mérito das empresas listadas, a Yaslip é um caso autoevidente. Ela apareceu por simplesmente se intitular como “A melhor agência de SEO do Brasil”.
Colina Tech, entretanto, merece uma investigação mais completa.

O que fazer para aparecer em AI Overviews?
Atualmente, a resposta é simples. Produza conteúdo que responda a pergunta que você deseja aparecer.
Lembra daquele negócio de PR Digital e tudo quanto dão um ar mais profissional para o negócio? Esquece.
Você só precisa citar a si mesmo no seu site. De preferência, no seu blog.
Vamos testar?
Quero testar como a IA do Google reagirá em um caso específico. Publiquei um conteúdo no LinkedIn com os “melhores profissionais de SEO do Brasil”. Todo o texto tem como única intenção verificar se o próprio LinkedIn pode ser usado na manipulação dessas informações.
Você pode ver o conteúdo aqui.
Além disso, citamos alguns profissionais e empresas aqui. Queremos ver se também seremos utilizados como fonte.
Será?
Logo, você verá a parte 2 aqui.