13.1 C
São Paulo
sábado, junho 14, 2025
HomeSEOInteligência ArtificialModo IA no Brasil: português é prioridade para o Google, afirma empresa...

Modo IA no Brasil: português é prioridade para o Google, afirma empresa no Google for Brasil

Data:

spot_img

Sumário

Modo IA do Google, lançado de forma limitada durante o Google I/O 2025 em maio, representa a aposta da gigante da tecnologia para vencer o jogo de Inteligência Artificial. Essa nova funcionalidade busca tornar a pesquisa mais intuitiva e precisa, compreendendo com maior exatidão as intenções do usuário, ainda que, de forma polêmica, possa ajudar a minar tráfego de editores. Na ocasião, o Google publicou um documento desincentivando otimizações para cliques.

Inicialmente disponível apenas nos EUA, o Google confirmou que o Brasil está entre os países prioritários para o lançamento do Modo IA. “A gente já está trabalhando para poder garantir que a qualidade do AI Mode em português seja boa o suficiente para habilitar que a gente lance aqui no Brasil o quanto antes. É um mercado prioritário”, explicou Bruno Possas, líder do time de engenharia da Busca do Google, durante o Evento Google for Brasil.

Ele complementou: “A adoção do AI Overview [o resumo de IA no topo das pesquisas] tem sido muito grande aqui no Brasil. Os brasileiros estão sempre muito abertos a testar novas tecnologias e essa combinação de Brasil [ser um] mercado prioritário, trabalho de qualidade para garantir que essas respostas [do Modo IA] são boas o suficiente, mais a adoção que os brasileiros normalmente têm para esse tipo de produto vai acelerar a vinda do AI Mode aqui para o Brasil.”

Fonte: Google/Divulgação

IA e o Impacto no SEO para Conteúdo e Jornalismo

A ascensão da inteligência artificial nas buscas, aliada ao crescimento das buscas visuais (via imagens ou câmera do celular), levanta questões sobre o futuro do trabalho de jornalistas e criadores de conteúdo. Tradicionalmente, esses profissionais dependem do SEO para garantir a visibilidade de seu conteúdo, seguindo diretrizes que incluem produção de material de qualidade, formatação otimizada e outras recomendações textuais.

Apesar da evolução da IA e das buscas multimodais, o Google reforça que o SEO continua sendo essencialpara sites e criadores. Nem todas as pesquisas envolvem resumos de IA, e a otimização tradicional ainda é crucial para a descoberta de conteúdo. Diante das mudanças, a recomendação é clara: evoluir o conteúdo para aproveitar as capacidades multimodais dos modelos de linguagem, que processam áudio, texto e imagem simultaneamente.

Vale lembrar que a forma com que as IAs em geral têm usado os dados ainda é polêmica. Em todo o mundo, vários profissionais e empresas têm conseguido gerar resultados com spam ou conteúdo parasita.

Prepara-se

Enquanto o Modo IA não chega no Brasil, é momento de trabalhar. Quem ainda tem tráfego mais ou menos estável em pesquisa precisa se preparar.

Pense em oportunidades, novos canais e novas abordagens para fazer um movimento de transição com mais suavidade. A tendência é que o Modo IA se torne, aos poucos, o padrão da pesquisa na Internet.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Noticia, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Últimos Conteúdos

Reddit cresce 12 vezes em 2 anos; você o usa na sua estratégia?

O Reddit, autoproclamado "primeira página da internet", tem sido...

Problemas no Discover relatados ontem foram corrigidos; indexação também foi afetada

Ontem, 13, o Google relatou problemas, principalmente, com o...

Google relata problemas no serviço de Discover; resultados podem ser afetados

Google divulgou problemas relacionados com Google Lens, Discover e...