- Possibilidade de fazer pesquisa profunda direto na Pesquisa do Google
- Ferramenta permite fazer perguntas a locais diretamente da Pesquisa
- Google pensa em IA, principalmente, para prosseguir com o status quo da informação mundial
A busca no Google está passando por uma transformação significativa, com a integração de recursos de inteligência artificial cada vez mais avançados, atualmente, nos Estados Unidos.
Em um movimento que muitos podem chamar de “GPTzação” da busca, o Google está introduzindo modelos de IA de ponta diretamente na ferramenta, prometendo uma experiência de pesquisa mais inteligente, completa e eficiente.
Engana-se, entretanto, quem acredita nas promessas. Já mencionamos aqui, como o interesse da empresa é rivalizar com a OpenIA. Com suas próprias pernas, a Gemini ainda é um bebê. Por isso, o Google a levou para o lugar de mais destaque entre todos seus produtos: a busca.

Gemini 2.5 Pro e Deep Search Chegam ao Google Search
A partir de 16 de julho de 2025, o Google começou a lançar novos e poderosos recursos no Search para assinantes do Google AI Pro e AI Ultra. Robby Stein, Vice-presidente de Produto, Pesquisa do Google, destacou que esses recursos incluem o Gemini 2.5 Pro e o Deep Search.
Gemini 2.5 Pro no Modo AI
O Gemini 2.5 Pro agora está disponível no Modo AI da Pesquisa, concedendo aos usuários acesso ao modelo de IA mais inteligente do Google, diretamente na ferramenta de busca. Este modelo se destaca em raciocínio avançado, matemática e codificação, sendo ideal para consultas complexas e fornecendo links para aprofundamento. Os assinantes podem selecionar o modelo 2.5 Pro através de um menu suspenso na aba Modo AI, embora o modelo padrão continue sendo útil para assistência rápida na maioria das perguntas.
Deep Search: Pesquisa Aprofundada com Gemini 2.5 Pro
Para perguntas que exigem uma resposta ainda mais completa, o Google está introduzindo o Deep Search no Modo AI, potencializado pelo Gemini 2.5 Pro. O Deep Search é a ferramenta de busca mais avançada do Google, projetada para economizar horas de pesquisa ao realizar centenas de buscas, correlacionar informações díspares e criar relatórios abrangentes e totalmente citados em minutos.
Essa ferramenta é particularmente útil para pesquisas aprofundadas relacionadas a trabalho, hobbies ou estudos, e se mostra valiosa ao tomar grandes decisões, como a compra de uma casa ou análises financeiras. Inicialmente, o Deep Search e o Gemini 2.5 Pro estão sendo lançados para assinantes do Google AI Pro e AI Ultra nos EUA que optaram pelo experimento do Modo AI no Labs.
A IA para otimizar tarefas cotidianas: ligações para empresas locais
Além dos recursos de pesquisa, o Google também está trazendo uma nova capacidade de agência diretamente para a Pesquisa: ligações alimentadas por IA para empresas locais. Esse recurso permite que o Search entre em contato com empresas para obter informações sobre preços e disponibilidade em nome do usuário, eliminando a necessidade de fazer a ligação manualmente.
Por exemplo, ao pesquisar por “tosadores de animais de estimação perto de mim”, uma nova opção aparecerá nos resultados: “Ter AI para verificar preços“. O usuário pode enviar sua solicitação, e o Search consolidará informações sobre agendamentos e serviços de diferentes empresas, apresentando uma variedade de opções. Este recurso está sendo lançado para todos os usuários do Search nos EUA, com limites mais altos para assinantes do Google AI Pro e AI Ultra. As empresas mantêm o controle de suas informações por meio de suas configurações de Perfil de Negócios.
Além do financeiro
Possivelmente, inserir IA nas ferramentas não está relacionado tão somente com produtividade. Em vez disso, o interesse está em monopólio. Quanto mais o tempo passa, maior é a dificuldade do Google em continuar hegemônico. Por motivos óbvios, as pessoas se acostumam mais com o ChatGPT, precisando de mais atrito para separá-las da ferramenta.
Dessa forma, torna-se importante para o Google rivalizar mais forte com a OpenAI. Ou seja, o mais importante no momento não é um improvável acréscimo financeiro momentâneo, mas em frear uma provável diminuição na importância da empresa na comunicação global.
Nesse sentido, promessas antigas de enviar tráfego aos editores ficam perdidas. O que importa, hoje, é o monopólio.
Por isso, o Google faz questão de dizer: a ferramenta pode conter erros. O mais importante não é a exatidão ou a “organização das informações”, mas a manutenção do status quo.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
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