Depois e 17 dias, o Google anunciou o fim da atualização de núcleo de junho de 2025. Agora, os sistemas devem apresentar maior estabilidade nos próximos dias.
Nesse sentido, quem apresentou aumento de tráfego deve prosseguir com a alta por mais tempo. Por outro lado, quem apresentou quedas pode começar a pensar em táticas para tentar reverter o quadro.
Como o Google, teoricamente, avalia o quadro geral de um site, os editores devem pensar em maneiras globais para reversão. Outro ponto importante é que dificilmente um problema puramente técnico leva a quedas em Uptade. Normalmente, tais problemas apresentam quedas rápidas por dificuldade de rastreamento ou indexação das páginas.

O que pode ser feito?
Para começar:
- analise seus dados e entenda quais foram as áreas que apresentaram maior queda;
- veja se o tráfego foi para concorrentes diretos (aqueles que estão em uma mesma área) ou para indiretos (como portais gerais, por exemplo, G1, Folha etc.);
- identifique se as perdas se concentram em posicionamento ou Snippets (como Notícias, Imagens, Ai Overviews etc.).
O que não fazer?
Por outro lado, evite fazer mudanças muito rápidas e profundas. É comum que editores tentem fazer mudanças volumosas em poucos dias. Além de ter uma análise de impacto pouco aprofundada, torna-se mais difícil entender o impacto de cada uma delas.
Antes de contratar consultores ou agências de SEO, tente entender o tamanho do impacto. Depois, não confie em qualquer provedor de serviços que afirme ter capacidade de devolver plenamente o tráfego perdido. Além disso, não coloque nem confie em profissionais que falem em datas específicas para reversão.
Por fim, lembre-se que, normalmente, grandes quedas podem exigir grandes esforços.
Não é Agência fará uma análise de setores
Com o fim da atualização, Não é Agência fará análises de setores, dando caminhos para a análise dos principais sites do mercado. Não perca.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/

