Google exibe conteúdo de Bets como notícia

Willian Porto
4 Min Read

Google, ao mostrar conteúdo de bets como notícias, de forma tática aceita a estratégia

Recentemente, mostramos que portais pequenos e locais têm enfrentado dificuldades para conseguir aparecer em “Top Stories” ou “Principais Notícias”, do Google.

Por outro lado, esse cenário não está presente nas bets. Betfair e KTO começaram a florescer com trabalhos voltados para algo parecido com notícias sobre futebol. Confira.

Betfair

A betfair tem um portal que se assemelha a um site de notícias. Ele cresceu em Principais Notícias em junho. Observe a aparência das páginas:

Home page do portal apostas.kto

Agora, veja que as diferenças no títulos das páginas são mínimas, em comparação com outros portais:

- Assine nossa Newsletter -
Comparação do título de uma notícia e de um conteúdo de apostas. Nas aparências, parecido.

Em agosto, os resultados cresceram ainda mais, aparecendo para buscas importantes.

Resultados do portal em “Principais Notícias”

As buscas envolvem jogos e escalações, que normalmente são respondidas por portais de notícias.

Principais termos em que o portal aparece para “Principais Notícias”

Observe um exemplo, para escalações de um jogo do Crystal Palace:

Principais Notícias para “Cristal Palace x Liverpool”

Uma das principais formas de conseguir esse resultado é conseguindo autoridade via parcerias e link building.

Há mais de 209 links relevantes, a maioria de portais de notícias, para o subdomínio de apostas.

- Assine nossa Newsletter -

Dessa forma, além de outras estratégias, o site consegue ter relevância como um portal de notícias.

Blog da KTO

O blog da KTO também tem aparecido para notícias. Como os conteúdos do blog são voltados para palpites, os resultados são menus numerosos.

Pesquisa para “Fortaleza x Vélez Sarsifield”.

O blog da KTO começou suas atividades em janeiro. Já em maio, tinha conseguido atingir mais de 4 mil em tráfego estimado na Semrush.

- Assine nossa Newsletter -

Crescimento em tráfego estimado, total, para o Blog da KTO. Fonte: Semrush

Por mais que tenhamos visto a ocorrência do site em Principais Notícias, aparentemente, o processo ainda está instável. Depois de ter algumas quedas no Update de junho, em agosto o projeto voltou a crescer.

Resultados em “Principais Notícias” para blog do KTO. Fonte: Semrush

Entretanto, pode-se entender que o portal testa outros tipos de conteúdo:

Menu do blog da KTO.

O que se espera do Google?

Mais uma vez, nos deparamos com a realidade de que o Google tem dificuldades em entender corretamente o que é um portal de notícias e quem tem preocupação com as informações.

Dessa maneira, ele confunde de maneira recorrente quem deseja fazer jornalismo e usa publicidade para manter o funcionamento com quem deseja lucrar com publicidade e faz jornalismo para que isso seja possível.

No caso de apostas, a situação é ainda mais complexa. Ao exibir conteúdos de casa de apostas, o Google:

  1. Privilegia uma empresa com intuito comercial em vez de outras tantas que se preocupam em fazer jornalismo de qualidade.
  2. Privilegia uma empresa que é financiada de forma polêmica, isto é, com o empobrecimento de outras pessoas; em casos documentados, o vício leva a destruição financeira e emocional de toda família.
  3. Confunde a cabeça das pessoas sobre onde buscar informação e onde buscar conteúdo de outras naturezas.

Nossa expectativa (talvez, ingênua!) é que o Google tenha entendimento mais claro sobre quem de fato está produzindo conteúdo noticioso e quem não está. Colocar casas de apostas na listagem de notícias é, de alguma forma, concordar com o modus operandi delas e, de forma tácita dizer que casas de apostas produzem melhor que portais de conteúdo.

Procurado, o Google não respondeu às nossas perguntas.

Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo