Recentemente, mostramos que portais pequenos e locais têm enfrentado dificuldades para conseguir aparecer em “Top Stories” ou “Principais Notícias”, do Google.
Por outro lado, esse cenário não está presente nas bets. Betfair e KTO começaram a florescer com trabalhos voltados para algo parecido com notícias sobre futebol. Confira.
Betfair
A betfair tem um portal que se assemelha a um site de notícias. Ele cresceu em Principais Notícias em junho. Observe a aparência das páginas:

Agora, veja que as diferenças no títulos das páginas são mínimas, em comparação com outros portais:

Em agosto, os resultados cresceram ainda mais, aparecendo para buscas importantes.

As buscas envolvem jogos e escalações, que normalmente são respondidas por portais de notícias.

Observe um exemplo, para escalações de um jogo do Crystal Palace:

Links de qualidade
Uma das principais formas de conseguir esse resultado é conseguindo autoridade via parcerias e link building.
Há mais de 209 links relevantes, a maioria de portais de notícias, para o subdomínio de apostas.

Dessa forma, além de outras estratégias, o site consegue ter relevância como um portal de notícias.
Blog da KTO
O blog da KTO também tem aparecido para notícias. Como os conteúdos do blog são voltados para palpites, os resultados são menus numerosos.

O blog da KTO começou suas atividades em janeiro. Já em maio, tinha conseguido atingir mais de 4 mil em tráfego estimado na Semrush.

Por mais que tenhamos visto a ocorrência do site em Principais Notícias, aparentemente, o processo ainda está instável. Depois de ter algumas quedas no Update de junho, em agosto o projeto voltou a crescer.

Entretanto, pode-se entender que o portal testa outros tipos de conteúdo:

O que se espera do Google?
Mais uma vez, nos deparamos com a realidade de que o Google tem dificuldades em entender corretamente o que é um portal de notícias e quem tem preocupação com as informações.
Dessa maneira, ele confunde de maneira recorrente quem deseja fazer jornalismo e usa publicidade para manter o funcionamento com quem deseja lucrar com publicidade e faz jornalismo para que isso seja possível.
No caso de apostas, a situação é ainda mais complexa. Ao exibir conteúdos de casa de apostas, o Google:
- Privilegia uma empresa com intuito comercial em vez de outras tantas que se preocupam em fazer jornalismo de qualidade.
- Privilegia uma empresa que é financiada de forma polêmica, isto é, com o empobrecimento de outras pessoas; em casos documentados, o vício leva a destruição financeira e emocional de toda família.
- Confunde a cabeça das pessoas sobre onde buscar informação e onde buscar conteúdo de outras naturezas.
Nossa expectativa (talvez, ingênua!) é que o Google tenha entendimento mais claro sobre quem de fato está produzindo conteúdo noticioso e quem não está. Colocar casas de apostas na listagem de notícias é, de alguma forma, concordar com o modus operandi delas e, de forma tácita dizer que casas de apostas produzem melhor que portais de conteúdo.
Procurado, o Google não respondeu às nossas perguntas.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
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