Recentemente, repercutimos o teste do Google Discover em permitir que as pessoas sigam os principais portais de seu interesse. Logo depois, também vimos páginas de perfil para esses portais, mostrando entre outras coisas, posts em redes sociais.
Em um avanço do teste, especialistas conseguem ver que o próprio Discover tem exibido conteúdo de redes sociais ligadas aos perfis.
Confira o vídeo:
In video : pic.twitter.com/o9qy3ETbIB
— Damien (andell) (@AndellDam) August 27, 2025
De acordo com Gagan Ghotra, as imagens aparecem entre os cards tradicionais de Discover de forma aleatória. Em alguns momentos aparecem uma porção de tweets e, depois, os cards tradicionais, como você pode ver agora:

Como isso pode impactar o tráfego de Discover?
Por um lado, obter resultados de várias fontes pode aumentar a fidelidade da sua audiência, trazendo resultados multiplataformas, o que é relevante.
Por outro lado, isso implica ainda mais em estratégias menos dependentes de cliques e publicidades voltadas ao site.
Talvez, precisamos trabalhar em um discurso diverso do que temos sustentado ao longo do tempo sobre conteúdo proprietário. Afirmamos que era melhor ter o conteúdo em um site ou em uma newsletter própria em vez de tê-lo em algum das Big Techs.
Nesse momento, é possível que as melhores estratégias estejam em desenvolver conteúdo para uma variedade de redes e portais, principalmente para aquelas que permitam maior penetração e capacidade de conversar com a audiência.
Por exemplo, nesse sentido, estar presente em redes como o X, pode se tornar fundamental para manter um relacionamento mais próximo com sua audiência.
Caso o teste do Google seja frutífero, precisaremos de novas métricas para indicar projetos de sucesso. Em vez de lidar apenas com o tráfego no site, deveremos entender a dinâmica que posts no X, por exemplo, gerará para a marca como um todo.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/