Google mais uma vez duvida de pesquisas de mercado e diz que não observou “quedas significativas no tráfego”

Willian Porto
2 Min Read

Ontem, divulgamos o estudo da Pew Research Center que mostrou menor probabilidade de cliques em pesquisas com AI Overviews. No conteúdo criado por Inteligência Artificial, apenas 1% das pessoas clicam nos links.

Hoje, o Search Engine Roundtable também repercutiu o estudo. Após algumas horas, o Google comentou sobre ele:

As pessoas estão gravitando em experiências alimentadas por IA, e os recursos de IA na Pesquisa permitem que as pessoas façam ainda mais perguntas, criando novas oportunidades para as pessoas se conectarem com sites. Este estudo usa uma metodologia falha e um conjunto de consultas distorcido que não é representativo do tráfego de pesquisa. Nós direcionamos consistentemente bilhões de cliques para sites diariamente e não observamos quedas significativas no tráfego agregado da web, como está sendo sugerido.

Onde estão os acessos?

O Google fala em metodologia falha e conjunto de consultas distorcidos, mas não explica o porquê. Mas, ainda mais importante, falha em dar o real panorama do mercado.

Se o Google continua a enviar a mesma quantidade de tráfego, para quem ele vai? Além das pesquisas e dados de mercado, os próprios portais têm revelado grandes quedas. na audiência orgânica.

- Assine nossa Newsletter -

Como já dissemos outras vezes, a maior falha do Google está em transparência. Em dizer, de fato, sem maquiagem, o que está esperando para o futuro e o que os proprietários de sites devem esperar.

Ao contrário, têm fingido que nada têm acontecido, colocando em xeque as diversas pesquisas existentes, inclusive os depoimentos dos editores.

A posição pode parecer cômoda, uma vez que joga a responsabilidade para terceiros.

A pergunta que fica, mais uma vez é podemos confiar no Google? Deveríamos duvidar dos nossos próprios Search Consoles e Analytics e acreditar na posição da Big Tech?

- Assine nossa Newsletter -
Publisher e Especialista em SEO | Web |  + posts

Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.

Compartilhe este artigo