Análise: temos a tendência de tentar reduzir estratégias empresariais a vagas de emprego. Entretanto, isso faz pouco ou nenhum sentido.
Nos últimos dias, várias análises foram feitas a partir da descrição de emprego do ChatGPT abaixo”

Em geral, as pessoas dão ênfase ao gordo salário e ao possível exemplo a ser imitado da OpenAI: invista em IA E pessoas.
Entretanto, a realidade, paralela, das vagas abertas raramente podem servir de algum exemplo para as empresas.
Os problemas de criação de conteúdo por IA são na operação, não na estratégia
Via de regra, os maiores problemas criados por IA não são relacionados nas esferas superiores das instituições. Os executivos, especialistas e estrategistas continuam em alta na maior parte das empresas. São eles que tendem a executar e planejar as operações guiadas por Inteligência Artificial. Nada de anormal nisso.
Os desafios na criação de empregos afetam principalmente os jovens e inexperientes. Inclusive, recentemente, uma nova pesquisa mostrou como as gerações mais novas têm sido impactadas.
Ou seja, não há nada de novo em grandes empresas procurarem por profissionais qualificados, com grande senilidade e experiência. Ao contrário, o atual movimento de inteligência artificial tem levado as empresas a procurarem ainda mais por tais profissionais.
A vaga, que inclui SEO, também não indica se SEO morreu ou não
Da mesma forma, a vaga não indica nem a morte nem a vida do SEO. Observe, mais uma vez, que a adoção empresarial se dá nas camadas mais baixas. Por exemplo, procurar por um profissional de SEO muito qualificado após a demissão de toda equipe não indicaria maior investimento.
Ao contrário, mais precarização, uma vez que a empresa acredita, assim, ser capaz de substituir a força atual de trabalho por apenas uma pessoa.
No geral, as vagas de emprego não contam a história toda
Dificilmente você saberá que a empresa que está contratando uma pessoa capacitada no mercado acabou de fazer uma demissão em massa semanas antes. Isso mostra que, por mais que algumas vagas possam ser interessantes, elas têm pouco a nos ensinar.
No caso da OpenAI, o que, de fato, esse estrategista vai fazer? Sabemos que há uma distância considerável entre o job description do anúncio da contratação às tarefas diárias executadas.
Por mais que saibamos que essa história não é tão sexy quanto às demais, precisamos sempre nos exercitar para ver quadros mais amplos. A tendência de personificar atos e táticas individuais nos impede de pensar, criticar e agir como deveríamos, uma vez que nos tornamos míopes.
Publisher do "Não é Agência!" e Especialista de SEO, Willian Porto tem mais de 21 anos de experiência em projetos de aquisição orgânica. Especializado em Portais de Notícias, também participou de projetos em e-commerces, como Americanas, Shoptime, Bosch e Trocafone.
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/
- Willian Portohttps://naoeagencia.com.br/author/naoeagencia/